Teresina pode se tornar a “capital nordestina” da eletrificação no transporte individual graças a energia solar. Segundo o ranking divulgado em junho pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a cidade é número 1 do Nordeste, e a quarta em todo o país na Geração Distribuída de energia solar, representando quase a metade da produção no Piauí.
A Geração Distribuída é aquela obtida através de instalações em residências, prédios e pequenos terrenos. Segundo os dados, coletados também pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Teresina tem uma potência instalada de 253 MW, à frente de todo o Nordeste e, a nível nacional, atrás apenas de Brasília-DF, Cuiabá-MT e Campo Grande-MS.
Segundo o serente Comercial da operação em Teresina da concessionária de veículos elétricos e híbridos BYD Carmais, Emerson Rocha, a energia solar é uma das soluções que podem popularizar ainda mais os veículos elétricos, dentre outros fatores, graças a economia com o abastecimento dos veículos e a preservação ambiental.
“Ter um sistema fotovoltaico em casa hoje, para quem tem veículo elétrico, é quase o mesmo que ter um posto de combustível na tomada de casa. Você economiza na sua conta de luz, economiza com a recarga do seu carro elétrico ou híbrido plug-in e ainda colabora para a preservação ambiental e melhora do clima das cidades”, afirma.
Para Emerson, a expansão da energia solar já se reflete nas vendas de veículos elétricos, em constante crescimento nos últimos anos. Ele também aponta que tal crescimento também deve refletir em uma melhoria nas condições ambientais das cidades, cada vez mais limpas e sustentáveis.
“Desde que chegamos ao Piauí, em abril de 2023, já vendemos mais de 500 veículos elétricos e híbridos e ocupamos a 8ª posição entre as marcas mais vendidas do estado. Com mais incentivo à energia solar, mais pessoas devem se interessar por veículos que ajudem não apenas o bolso, mas também na construção de um futuro sustentável para nossos filhos”, destaca.
Com informações da Ascom