A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na manhã desta quinta-feira (7), a Operação Draco 98, para cumprir 12 mandados de busca e apreensão e prisão temporária contra suspeitos envolvidos em crimes de uma nova facção criminosa, posse irregular de arma de fogo e receptação, em Teresina no Piauí, Fortaleza e Taua, no Ceará, e Nova Gama/ Luziania, em Goiás.
De acordo com o Draco, em Teresina, os mandados de busca estão sendo cumpridos no bairro Dirceu, zona Sudeste, no bairro Santo Antônio e nos residenciais Portal da Alegria e Judite Nunes, na zona Sul.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), afirmou que a operação é interestadual.
“Essa operação é interestadual e o nosso objetivo é desarticular o início de uma célula de uma facção criminosa que tem origem no estado do Ceará. O Draco identificou alguns membros envolvidos com esta facção que estão atuando aqui em Teresina. Estamos dando a resposta para demonstrar que aqui não há espaço para facção criminosa”, destaca o delegado.
Guardiões do Estado
Criada em 2016 no Ceará, como uma dissidência do Primeiro Comando da Capital (PCC), a facção Guardiões do Estado segue a mesma estrutura dos grandes grupos criminosos.
A operação do Draco contou com o apoio das equipes do DENARC, BOPE, BEPI, CORE/Policia Civil do Estado do Ceará, PICOS/Policia Civil do Estado do Piauí e Policia Civil de Goiás.
Da Redação