Espinhosos momentos?

Ou seria momentos espinhosos? Noticiário repleto de notícias contra Padres; Israel em pé de guerra com nações que já foram amigas; caos econômico sendo gerado por meras disputas ideológicas? A cada dia que passa “aumenta o número” de estudantes malandros que desejam apenas usufruir dos benefícios gerados por “diplomas conquistados” sem nenhum esforço? Quem dispõe de tempo pra pensar chega a imaginar que já é o próprio caos estabelecido?  Professores (universitários) e professoras (universitárias) movidos apenas pelo desejo de no final do mês receberem os seus polpudos contracheques à custa de nenhum esforço? Apenas repetindo o que no ano passado já elaboraram? Momentos espinhosos não somente na educação, mas em todos os setores da vida? É o mundo tornando-se cada vez mais incompreensível e complicado?

 Espinhosos momentos ou momentos espinhosos? Vamos dissertar sobre outro tipo de espinho. O espinho na carne de Paulo, o apóstolo, o que foi e qual o seu real significado? A Bíblia não diz especificamente o que era o espinho na carne de Paulo. Apenas sabemos que o espinho na carne atormentava Paulo e que Deus não o retirou. Apesar de lhe causar muito sofrimento, o espinho na carne ajudou Paulo a se manter humilde. Paulo recebeu um espinho na carne depois de ter uma visão gloriosa do paraíso. O espinho na carne serviu para que ele não se tornasse arrogante ou se achasse superior por causa da revelação que teve (2 Coríntios 12:7). Paulo sofreu muito com o espinho na carne e orou três vezes a Deus pedindo que o retirasse. Mas a resposta que recebeu foi que a graça de Deus lhe bastava, em 2 Coríntios 12:8-9. Deus não retirou o espinho na carne, mas ajudou Paulo em sua fraqueza. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. – 2 Coríntios 12:8-9 – não há mais nenhuma referência ao espinho na carne de Paulo, por isso ninguém sabe o que era.

Momentos espinhosos ou espinhosos momentos? A Bíblia não diz se o espinho na carne estava ligado a alguma doença ou perseguição que Paulo sofreu ao longo de sua vida. Mas conhecemos alguns fatos importantes sobre o espinho na carne de Paulo: era de origem espiritual – a Bíblia diz que o espinho na carne era um “mensageiro de Satanás”; tinha efeitos físicos – o espinho afetava a carne (o corpo) de Paulo de alguma forma; essa não é a primeira referência a um problema físico causado por um problema espiritual (Lucas 13:11); Era ruim – o espinho na carne atormentava Paulo e ele queria muito ficar livre dele. Deus permitiu – o sofrimento de Paulo tinha um propósito; Deus não o livrou do sofrimento, mas ajudou-o a crescer com essa experiência. Pra tudo hoje em dia existe explicações. Muitos costumam verbalizar o que realmente passam ou estão repassando o dia a dia da vida. Onde tudo chegará? Afinal muita gente se pergunta diariamente. Certo é que ninguém tem respostas e muitos vivem apenas para sobreviver!

Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Paulo de Tarso, Sagrada Escritura; Filipenses 4:11-13

Por Josenildo Melo

Share this content:

Publicar comentário