Fernanda Montenegro e Selton Mello - Foto: Reprodução

“Ainda Estou Aqui” vence prêmio de melhor roteiro em Veneza

O longa brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi premiado na categoria de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2024. A cerimônia ocorreu no sábado (7), no Palazzo del Cinema, durante a 81ª edição do evento. O prêmio foi concedido aos roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega pela adaptação da obra homônima de Marcelo Rubens Paiva.

O filme é inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, que retrata a história de sua família, marcada pelo desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, durante o regime militar no Brasil. A trama se passa no Rio de Janeiro, na década de 1970, e explora a reinvenção de Eunice, mãe de Rubens, e seus cinco filhos após o sequestro e desaparecimento do patriarca. O roteiro, que destacou essa narrativa dramática, foi um dos pontos fortes que garantiu o reconhecimento internacional.

“Ainda Estou Aqui” é protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, e conta com a participação especial de Fernanda Montenegro. O filme marca a terceira colaboração entre Salles e Torres, que já haviam trabalhado juntos em “Terra Estrangeira” (1995) e “O Primeiro Dia” (1998). Montenegro também reencontra o diretor após sua participação em “Central do Brasil” (1998), produção que lhe rendeu reconhecimento internacional.

Além de seu impacto na cerimônia, “Ainda Estou Aqui” foi amplamente elogiado durante o festival, recebendo aplausos de 10 minutos após sua exibição. No entanto, apesar de ser um dos favoritos, o filme não conquistou o Leão de Ouro de Melhor Filme, que foi entregue ao longa “The Room Next Door”, dirigido por Pedro Almodóvar.

Fonte: Folhapress

talvez você goste