Petrobras amplia capacidade da Refinaria Abreu e Lima para 260 mil barris por dia
Durante coletiva de imprensa no Recife nesta segunda-feira (1º), Petrobras anunciou a ampliação da Refinaria Abreu e Lima, localizada no Complexo Portuário de Suape, que passará de 130 mil para 260 mil barris de derivados de petróleo por dia. A iniciativa inclui a construção da segunda linha de refino, chamada de Trem de Refino 2, com previsão de entrega escalonada até 2029.
Ampliação e modernização da Refinaria Abreu e Lima
Magda Chambriand, presidente da Petrobras, destacou que a refinaria é uma das mais modernas do Brasil, capaz de produzir 70% de diesel S10, um produto de alta performance e valor elevado. Segundo ela, a unidade irá atender a 17% da demanda nacional de diesel após a ampliação. Além do diesel, a refinaria também produzirá gasolina, GLP e nafta, compondo sua capacidade de produção.
“A ampliação vai gerar um incremento de 50 mil barris de processamento, com a instalação da nova unidade de destilação atmosférica, que deverá estar operando até início de 2027”, explicou Flávio Fernando Casa Nova, gerente executivo da Petrobras. A primeira unidade de destilação, em operação desde 2014, continuará operando normalmente.
Investimentos e geração de empregos na expansão da Refinaria
O projeto de ampliação, que tem orçamento de R$ 12 bilhões, prevê a construção de uma usina fotovoltaica capaz de gerar 12 megawatts, abastecendo 10% da energia requerida pela refinaria. Atualmente, há cerca de 5,7 mil trabalhadores envolvidos na obra, que pode chegar a 15 mil ao seu auge, além de aumentar de 3 mil para até 4 mil postos de trabalho na operação.
“A Petrobras investe na qualificação da mão de obra local por meio de cursos gratuitos, formando atualmente mais de 800 alunos em Pernambuco”, afirmou Chambriand. O programa de formação técnica oferece vagas em áreas como mecânica, eletricidade e construção civil.
Recepção do presidente Lula e projetos na região
Após a cerimônia de ampliação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará de uma agenda no interior de Pernambuco, em Cupira, no Agreste. A programação inclui a entrega da Barragem de Panelas, que visa combater enchentes na Bacia do Rio Una, e a retomada das obras na Barragem de Garapeba. O investimento conjunto do governo federal e de Pernambuco nesses projetos ultrapassa R$ 200 milhões e deverá beneficiar mais de 300 mil pessoas.
“Pernambuco enfrenta o maior déficit hídrico do país, e esses investimentos são essenciais para garantir segurança hídrica e desenvolvimento regional”, afirmou Almir Cirilo, secretário estadual de Recursos Hídricos.
O projeto de ampliação da Refinaria Abreu e Lima faz parte do esforço do país para ampliar sua capacidade de refino e fortalecer a matriz energética, contribuindo para a geração de empregos e desenvolvimento sustentável na região.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:










Publicar comentário