Volkswagen T-Cross lidera vendas de SUVs no Brasil em 2025
De acordo com dados divulgados na última terça-feira (4) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Volkswagen T-Cross conquistou a liderança de vendas de SUVs no Brasil em 2025, com 73.100 unidades emplacadas nos primeiros dez meses do ano. O modelo superou o Toyota Corolla Cross e o Hyundai Creta, que tiveram 55.582 e 60.308 unidades vendidas, respectivamente.
Vendas e crescimento no mercado de SUVs
Na análise mensal, o Volkswagen T-Cross foi ultrapassado pelo recém-lançado Volkswagen Tera, que registrou 10.162 unidades vendidas em outubro, assumindo a primeira colocação no ranking dos SUVs mais vendidos do país. O modelo da VW tomou o posto do Hyundai Creta, que vendeu 8.679 unidades em outubro.
A rápida ascensão do Volkswagen Tera, junto à queda do Toyota Corolla Cross, revela mudanças no mercado automobilístico brasileiro. Segundo a Fenabrave, o Toyota perdeu espaço após problemas em sua fábrica de motores ocasionados por um temporal em setembro, que causou danos na unidade fabril e afetou a produção. Como consequência, as vendas do Corolla Cross caíram de 7.282 unidades em setembro para apenas 3.609 em outubro, uma redução de mais da metade.
Panorama geral do mercado automotivo em 2025
O total de veículos novos emplacados pelo Brasil até outubro de 2025 atingiu 2.171.237 unidades, representando um aumento de 2,25% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 2.123.522 emplacamentos. Este número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, excluindo motos e implementos rodoviários.
Vendas por segmento
Entre janeiro e outubro, os automóveis somaram 1.603.828 unidades vendidas, um crescimento de 2,51% em relação ao mesmo período do ano passado. Em outubro, o setor teve alta de 7,96% em relação a setembro, com 192.752 unidades emplacadas. Já os comerciais leves atingiram 451.433 vendas até outubro, com aumento de 3,58%; e caminhões e ônibus tiveram retração de 5,83%, somando 115.976 unidades.
Perspectivas para o restante de 2025
Por conta de fatores econômicos e internacionais, a projeção de crescimento de vendas para automóveis e comerciais leves foi revisada para 3%, abaixo dos 5% inicialmente previstos. A expectativa agora é de que sejam emplacadas aproximadamente 2,56 milhões de veículos ao final do ano, levando em consideração as mudanças no cenário econômico e as dificuldades enfrentadas na indústria de caminhões, que tiveram uma redução mais significativa nas vendas.
Segundo Arcelio Júnior, presidente da Fenabrave, a diminuição do ritmo de crescimento se deve também à alta nos juros, que influencia diretamente a decisão de compra dos consumidores. “A concorrência é forte, e as taxas de juros ainda permanecem em patamares elevados. Uma redução prevista para 2026, ainda que lentamente, poderá impulsionar ainda mais as vendas”, afirmou o executivo.
Para mais detalhes sobre o ranking de vendas e tendências do mercado automotivo brasileiro, acesse o link oficial.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:










Publicar comentário