No mês de outubro é comum o aumento da expectativa por uma celebração cultural conhecida no mundo inteiro: o Halloween. A sua origem remete a um festival praticado pelos povos celtas, chamados Samhain. Essa era uma das comemorações mais importantes para eles e era realizado como um marco da colheita e do fim do verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.
Com o passar do tempo, a festa popularizou-se como o “dia das bruxas” e ganhou força na cultura estadunidense, onde as famílias ornamentam casas e ruas e as crianças costumam sair fantasiadas em busca de doces distribuídos pela vizinhança. O termo “doces ou travessuras” remete a esse pedido feito de porta em porta.
Segundo Laisla Costa, professora de inglês da Wizard Teresina, a data “é uma ótima ferramenta não somente de diversão, como também de aprendizado, já que é uma imensa mistura educacional de cultura e entretenimento”. Por isso, a escola de idiomas aposta na festividade como uma oportunidade de imersão e de aprendizado para seus alunos.
Além de conhecer as origens e tradições da festa, os alunos da Wizard Teresina são incentivados a treinar o vocabulário aprendido em sala enquanto trocam guloseimas entre si. “Essas iniciativas ainda estimulam a criatividade dos alunos através de atividades artísticas a partir das fantasias e decorações e também o trabalho em grupo com o famoso ‘trick or treat'”, destaca a professora”.
Por fim, Laisla Costa defende que a diversão do momento torna o ambiente escolar mais envolvente, ajudando os alunos a desenvolverem habilidades sociais e emocionais.
Com informações da Ascom