Tudo pronto para o Piauí voltar a fazer bonito na 45ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, em Porto Velho, Rondônia, neste fim de semana, de 18 a 20 de agosto. Com 25 atletas de alto nível técnico, preparados para pedalarem nas três disciplinas da competição, a expectativa da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP é de que o Piauí possa repetir ou até subir no melhor desempenho do Estado na história da competição oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo: o 3º lugar geral conquistado no ano passado (2022), em Recife – PE.
Parte da seleção viaja nesta quarta-feira (16) para Porto Velho e a outra na quinta-feira. A seleção será dirigida pelo técnico Eduardo Lopes da Silva e está sendo coordenada pela FCP, nas pessoas do presidente Fernando Correia Lima e do diretor técnico Zenardo Maia. “Nossos atletas vêm mostrando ótimos resultados nas competições do calendário piauiense, com excelente performance; alguns disputam competições em outras regiões, portanto, novamente os demais estados respeitarão mais o Piauí e esperamos repetir ou até melhorar a posição geral em relação à conquista de medalhas, mas principalmente, representar bem o Estado”, disse Fernando.
O Piauí tem tido um ótimo retrospecto nos últimos anos, em conquistas de medalhas e em melhoria na classificação por estado. Em 2021, foi o 5º colocado na copa, realizada no Tocantins. O inédito 3º lugar geral no ano passado deixou ainda mais motivados cada um dos atletas. O Piauí só ficou atrás da campeã seleção baiana e da vice-campeã, a paraense.
Na programação do evento, na sexta-feira (18), a partir das 14 horas, acontece a prova de Contrarrelógio Individual (CRI). No sábado, a prova de Resistência, a partir das 8 horas da manhã, e no domingo, no mesmo horário, começam as provas de Circuito. Ao meio-dia, a premiação e o encerramento, por volta de 13 horas.
A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada é a maior competição das regiões e visa o desenvolvimento esportivo e a descentralização do ciclismo de estrada nacional através de todos os estados envolvidos. As provas são realizadas envolvendo atletas desde as categorias de base, que contempla as categorias Infantojuvenil, Juvenil e Junior, de 12 a 18 anos, até os mais experientes das categorias Master, passado pela Elite M e F.
Fernando Correia Lima acrescentou que durante a competição em Porto Velho ocorrerá a eleição para a escolha do estado sede da Copa N/Ne de 2024. Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte estão na disputa. Se vencer, a FCP promete realizar um grande torneio.
SELEÇÃO PIAUIENSE E EQUIPE TÉCNICA CATEG.
1 MATHEUS FERREIRA SOUSA – ELITE M
2 MATEUS AUGUSTO AGUIAR RODRIGUES – ELITE M
3 JOÃO ALVES DA SILVAA NETO – ELITE M
4 DANIEL TEIXEIRA SILVA – ELITE M
5 RAMONN GOMES AMORIM – ELITE M
6 MATHEUS HENRIQUE DA SILVA FERREIRA – JR. M
7 GABRIEL ROCHA DAMASCENO – JR. M
8 YTHALO RAPHAEL SOUSA ARAGAO – JR. M
9 MARIA DO SOCORRO DA S. VASCONCELOS – ELITE F
10 ELZA NUNES DOS SANTOS – ELITE F
11 MILENA MOURA FÉ ARAUJO PORTELA – ELITE F
12 ANA MELL FERNANDES DA SILVA SOUSA – JUV. F
13 MÁRVIO MARCONI DE SIQUEIRA N. FILHO – JUV. M
14 ARTHUR FERREIRA SOUSA – JUV. M
15 ANTONIO KAIO CAVALCANTE FERREIRA – JUV. M
16 EMANUEL DE JESUS COSTA RABELO – MAST. A1
17 LUCAS MELO DE CARVALHO MOTA – MAST. A1
18 LUCAS CARVALHO DE MATOS – MAST. A2
19 ALEXANDRE NUNES NOLLETO – MAST. B1
20 GERSON DE ALBUQUERQUE ALVES – MAST. B1
21 LINDOMAR FERREIRA DOS SANTOS – MAST. B2
22 EDMILSON ALVES DE CARVALHO JÚNIOR – MAST. C1
23 REINALDO SOARES DE OLIVEIRA – MAST. C1
24 VALFREDO DE MACENO OLIVEIRA — MAST. D1
25 JOÃO DE DEUS SOARES FILHO – MAST. D2
26 FERNANDO FERREIRA CORREIA LIMA – DIRIGENTE
27 EDUARDO LOPES DA SILVA – DIRIGENTE
28 ZENARDO CESAR SOLINO MAIA – DIRIGENTE
Da Redação
Com informações da Ascom