Pesquisa revela que 97% não conseguem distinguir músicas de IA e humanas

Uma pesquisa realizada pela Ipsos, em nome da plataforma de streaming Deezer, revelou que quase toda a população mundial entrevistada não consegue distinguir uma música criada totalmente por inteligência artificial (IA) de uma composição feita por humanos. O estudo foi conduzido online entre os dias 6 e 10 de outubro, envolvendo oito países, incluindo Brasil, Estados Unidos, França e Japão.

Diferença quase imperceptível entre músicas de IA e de humanos

Dos 9 mil participantes, 97% não souberam diferenciar entre uma faixa gerada inteiramente por IA e uma outra composta por humanos em um teste às cegas com duas faixas feitas por IA e uma real. Segundo os responsáveis pelo levantamento, o resultado demonstra que a percepção do público sobre a autenticidade da música está cada vez mais dispersa.

Percepções sobre o impacto da IA na música

Enquanto quase metade dos entrevistados acredita que a IA pode ajudar na descoberta de novas músicas, a maioria mostra preocupação quanto às possíveis consequências dessa tecnologia. Segundo o estudo, 51% dos participantes consideram que a IA pode gerar canções de menor qualidade e mais genéricas, enquanto 64% pensam que ela pode causar uma perda de criatividade na produção musical.

Preocupações e transparência no setor musical

Alexis Lanternier, diretor-geral da Deezer, afirmou que os resultados mostram o quanto as pessoas se importam em saber se estão ouvindo uma música feita por um humano ou por uma IA. Atualmente, a Deezer é a única plataforma de áudio que indica claramente as músicas geradas por inteligência artificial, por meio de uma mensagem aos seus usuários.

O crescimento do uso de IA na música

Em janeiro, a Deezer divulgou que uma em cada dez faixas reproduzidas na plataforma era composta totalmente por IA. Dez meses depois, essa proporção aumentou para 34% do total de músicas, o que equivale a cerca de 40 mil faixas reproduzidas por dia, segundo a própria empresa. Apesar do crescimento, essas músicas ainda representam uma parcela pequena do total de reproduções.

Casos de sucesso e desafios

Em junho, o grupo de IA The Velvet Sundown conquistou sucesso no Spotify, com uma faixa que ultrapassou três milhões de reproduções. Porém, a plataforma sueca, apontada por alguns críticos por sua falta de transparência no uso da tecnologia, anunciou em setembro medidas para incentivar os artistas a revelarem quando usam IA em suas produções.

Para saber mais detalhes sobre a pesquisa, acesse o artigo completo.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário