Meta utilizará conversas com IA para personalizar anúncios a partir de 16 de dezembro
A partir de 16 de dezembro, a Meta, dona do Facebook, Instagram e Threads, passará a usar conversas de usuários com sua inteligência artificial, a Meta AI, para personalizar anúncios e recomendações de conteúdo. A mudança faz parte de uma atualização na política de privacidade da empresa, que amplia o uso de dados para treinar modelos de IA generativa.
Como as interações com IA influenciarão o conteúdo
Segundo a Meta, as interações por voz ou texto com a Meta AI passarão a impactar os posts, reels e anúncios exibidos nas plataformas. A empresa afirma que o objetivo é “aumentar a relevância” das recomendações, usando informações públicas de perfis no Threads também para treinar seus sistemas. A prática de usar dados públicos para treinar IA foi retomada após suspensão da ANPD em 2024.
“As interações com nossos recursos de IA generativa nos ajudarão a personalizar recomendações de conteúdo e anúncios, para que cada pessoa veja conteúdos mais alinhados aos seus interesses”, afirmou a Meta. Mesmo assim, a companhia garante que usuários serão notificados sobre as mudanças, com mensagens enviadas por e-mail e alertas nos aplicativos desde outubro.
Reconfiguração de privacidade e controle de dados
A nova política acompanha ferramentas de controle, como opções de preferências de anúncios e configurações do feed, que permitem aos usuários ajustar o conteúdo e os anúncios exibidos a qualquer momento.
Para quem deseja limitar o uso de suas informações na IA, a Meta disponibiliza um procedimento acessível. Segundo a empresa, é possível se opor ao uso de fotos, postagens e comentários públicos no treinamento de modelos de IA, acessando este link. Ao fazê-lo, o usuário pode inserir um e-mail e explicar os motivos da objeção, que será analisada pela plataforma.
Restrições e limites na coleta de dados
Apesar da possibilidade de impedir o compartilhamento de informações, a Meta destaca que ainda poderá processar algumas dados, mesmo após a solicitação de não compartilhamento. Casos como a aparição do usuário em imagens públicas compartilhadas por terceiros ou menções em posts públicos podem levar ao processamento de conteúdo considerado público.
Como desativar a IA em suas redes
Usuários podem excluir conversas com o chatbot da Meta AI, seguindo passos específicos para cada plataforma:
- No iOS: arraste a conversa para o lado, toque em “Mais” e selecione “Excluir conversa”.
- No Android: pressione e segure a conversa, toque no ícone da lixeira e confirme a exclusão.
Para desativar o botão da Meta AI, acesse as configurações do aplicativo, vá até “Conversa” e desative a opção “Mostrar botão Meta AI”.
Configurações adicionais em Instagram, Facebook e Messenger
- Na conversa com o assistente, toque no ícone “i” para acessar configurações;
- Escolha “Mute” e defina o período de silêncio;
- No perfil @meta.ai, clique nos três pontos no canto superior direito;
- Selecione “Restringir” ou “Bloquear”.
Implicações e preocupações
Especialistas alertam para os riscos de uso descontrolado da IA. Uma das preocupações é o aumento de ameaças hacker, com assistentes de IA potencializando ataques de forma inédita, como aponta artigo do O Globo. Além disso, o uso intensivo da IA alimenta o mal-estar social, com o temor de substituição no trabalho e pressão por adaptação, tema abordado em outro artigo.
Apesar das atualizações, a Meta promete ferramentas de controle para que os usuários tenham maior autonomia sobre seus dados. Ainda assim, a empresa ressalta que, mesmo após a objeção, algumas informações podem ser processadas por causa de conteúdo público ou compartilhado por terceiros.
Para mais detalhes sobre como proteger seus dados, acesse a reportagem completa.
Com informações do Jornal Diário do Povo
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