Lando Norris vence GP de Abu Dhabi e garante título da McLaren

Lando Norris confirmou o domínio da McLaren no final de semana e venceu o GP de Abu Dhabi neste domingo. Atrás dele, terminaram Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari. Com isso, a McLaren conquistou o título do Mundial de Construtores, com 666 pontos, contra 652 da escuderia italiana. O prêmio em dinheiro pela classificação é importante para reforçar o orçamento das equipes para a temporada seguinte.

Companheiro de Norris na McLaren, Oscar Piastri largou em segundo lugar, mas se enroscou com Max Verstappen na largada e terminou na 10ª colocação. O tetracampeão, que antes da corrida nos Emirados Árabes havia afirmado estar “ansioso para tirar umas férias”, terminou na 6ª colocação.

A McLaren monopolizou a primeira fila em 2 dos 3 treinos livres e na sessão classificatória para a formação do grid. Com a vitória, Norris garantiu o segundo lugar no Mundial de Pilotos, com 374 pontos, contra 356 de Leclerc.

Na largada, Norris manteve a primeira colocação. Piastri e Verstappen, que largou na quarta posição, disputaram a freada na primeira curva e acabaram se tocando. Enquanto o piloto da McLaren foi jogado para fora do circuito, Verstappen rodou dentro da pista e caiu para a 11ª posição. Piastri ficou em último lugar.

Piastri e Verstappen foram punidos com 10 segundos cada um. Ainda na primeira volta, Valtteri Bottas também tocou em Sergio Perez e foi punido com os mesmos 10 segundos. Perez abandonou a prova.

Resultado do GP de Abu Dhabi:
1.º – Lando Norris (ING/McLaren),

2.º – Carlos Sainz (ESP/Ferrari), + 5s832

3.º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), + 31s928

4.º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), + 36s483

5.º – George Russell (ING/Mercedes), + 37s538

6.º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), + 49s847

7.º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), + 72s560

8.º – Nico Hulkenberg (ALE/Haas), + 75s554

9.º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), + 82s373

10.º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), + 83s821

11.º – Alexander Albon (TAI/Williams), a uma volta

12.º – Yuki Tsunoda (JAP/RB), a uma volta

13.º – Ghuanyu Zhou (CHN/Kick Sauber), a uma volta

14.º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a uma volta

15.º – Jack Doohan (AUS/Alpine), a uma volta

16.º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a uma volta

Não completaram a prova: Sérgio Perez (MEX/Red Bull), Franco Colapinto (ARG/Williams), Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber) e Liam Lawson (NEO/RB)

Da Redação

Share this content:

Publicar comentário