Hugo Motta é eleito presidente da Câmara

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, neste sábado (1º), com apoio do governo e da oposição. Ele vai comandar a Casa pelos próximos dois anos.

Motta derrotou candidatos da direita e esquerda. O deputado foi eleito com 444 votos, contra 22 para o Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e 31 para Marcel Van Hattem (Novo-RS). O resultado considerou a maioria absoluta dos votantes e não da composição da Casa. 499 deputados votaram, dois votaram em branco. O Novo tem quatro deputados, enquanto o PSOL soma seis cadeiras.

Presidente mais jovem da Câmara. Motta chegou ao posto mais alto da Casa aos 35 anos, após ser indicado por seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL), em outubro do ano passado. Para tanto, o deputado Marcos Pereira, presidente do Republicanos, desistiu de concorrer. Na época, o parlamentar atribuiu a renúncia à falta de apoio de Gilberto Kassab, dirigente do PSD.

Arco de apoio reuniu 17 partidos, que somam 494 deputados. Lira articulou com Motta a base de legendas que dariam sustentação à candidatura. A negociação envolveu espaços na Mesa Diretora, presidências de comissões e indicações do PT para o TCU (Tribunal de Contas da União).

Da Redação

Share this content:

Publicar comentário