Espetáculo será apresentado no FestLuso - Fotos: Divulgação

FestLuso apresenta nesta quinta espetáculos de Teresina, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe

O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) segue com vasta programação nesta quinta-feira (29) com espetáculos locais e internacionais. Neste dia, duas peças fazem homenagem ao revolucionário Amílcar Cabral, um dos maiores nomes da luta pela independência de Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

De 10h30 às 13h haverá a oficina com o diretor, dramaturgo e pesquisador Luís Artur Nunes, uma das maiores autoridades da dramaturgia teatral, no Teatro Torquato Neto, no Clube dos Diários.

Às 18h, na Sala Black Box, no Sesc Cajuína, será apresentada a peça “Amílcar Geração”, do grupo de São Tomé e Príncipe.

No mesmo horário, no Teatro Torquato Neto, no Clube dos Diário, será a vez do espetáculo “A Queixa” , da Companhia Teatro Wilson de Sousa, de Teresina. Às 19h, tem “O Sorriso do Palhaço de Deus”, no auditório da Biblioteca Pública Crowmell de Carvalho, do Coletivo Piauhy Estúdio Artes e Humanitas Grupo de Teatro Teresina e Timon (MA). Às 20h30, o FestLuso recebe “Amil.Car”, no Theatro 4 de Setembro, com grupo de Cabo Verde.

Este ano, a organização amplia os espaços culturais e terá apresentações, todas gratuitas, no Theatro 4 de Setembro, no teatro e sala do Sesc Cajuína, Memorial Esperança Garcia, no Museu do Piauí, no Clube dos Diários, no auditório da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), Espaço Cultural Casa de Soraya, Espaço Professor Nilton, no bairro Cidade Jardim, auditório da biblioteca pública Cromwell de Carvalho, Sala Torquato Neto, teatro Maria do Socorro de Macêdo Claudino, em Timon (MA) e teatro Maria Bonita em Floriano (PI).

O FestLuso segue até sábado (31) com shows, apresentações teatrais e oficina. O evento tem mais de 25 atrações de companhias do Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe.

O 14º FestLuso tem patrocínio: Grupo Equatorial Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal; Governo do Estado do Piauí / SECULT e Edital Totó Barbosa / Lei Paulo Gustavo. Apoio: Theatro 4 de Setembro. Realização: Navilouca Produções e Grupo Harém de Teatro.

Veja programação:

DIA 29/08 – QUINTA-FEIRA

10h às 13h – Oficina: A Encenação Rapsódia, por Luís Artur Nunes (Porto Alegre-RS) – no Teatro Torquato Neto, no Clube dos Diários
18h – Espetáculo Amílcar Geração (S. Tomé e Príncipe-África) – Sala Black Box – Sesc Cajuína
18h – Espetáculo A Queixa (Teresina-PI) – Teatro Torquato Neto – Club dos Diários
19h – Espetáculo O Sorriso do Palhaço de Deus (Teresina/Timon-MA) – Auditório da Biblioteca Estadual Des. Cromwell de Carvalho)
20h30 – Espetáculo Amil.Car (Cabo Verde-África) – Theatro 4 de Setembro

DIA 30/08 -SEXTA-FEIRA

10h às 13h – Oficina A Encenação Rapsódia, por Luís Artur Nunes (Porto Alegre-RS) – no Teatro Torquato Neto, no Clube dos Diários
16h – Espetáculo A Magia de Cojobas (Teresina-PI) – Teatro Maria do Socorro de Macêdo Claudino – Timon (MA
18h – Espetáculo Segredo do Rio (Sintra-Portugal) – Sala Black Box – Sesc Cajuína
19h – Espetáculo A Vida é que é (Teresina-PI) – Memorial Esperança Garcia

DIA 31/08 – SÁBADO

18h – Espetáculo O Quarto (Moputo-Moçambique) -Auditório da Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho
19h – Espetáculo Manual Prático da Felicidade (Floriano-PI) – Teatro Maria Bonita (Floriano)
20h – Espetáculo A Invenção do Nordeste (Natal-RN) – Teatro Sesc Cajuína
22h – Show Mãe Beth de Oxum e Coco de Umbigada (Olinda-PE) – Memorial Esperança Garcia

Com informações da Ascom

talvez você goste