EUA cancelam vistos de Alexandre de Moraes, familiares e aliados
O secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio, usou seu perfil na rede social X para anunciar que os vistos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus aliados e familiares serão revogados. A sanção tem efeito imediato.
Em sua justificativa para a medida, Rubio volta a citar um “caça às bruxas” a Bolsonaro, em referência ao processo judicial por tentantiva de golpe de Estado em que ele é réu. É o mesmo termo usado pelo presidente Donald Trump para justificar tarifas de 50% contra produtos brasileiros e em reiteradas declarações de apoio ao aliado brasileiro.
“O presidente do Estados Unidos deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura da liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, afirmou Marco Rubio via X.
A medida do Departamento de Estado impede a entrada em território americano e a concessão de vistos às autoridades alvo. Divulgada pelas redes sociais primeiro, as medidas foram anunciadas com texto incompleto na página do órgão diplomático americano.
Da Redação
Share this content:
Publicar comentário