Com o objetivo de fomentar a participação feminina no empreendedorismo, a Junior Achievement (JA), em parceria com a Fundação Western Union, lança o Programa Mulheres Empreendedoras. O propósito é desenvolver habilidades relacionadas à gestão de negócios, contribuir para a construção de uma rede de apoio e troca de experiências entre mulheres de todo Brasil.
No Piauí, as ações do Mulheres Empreendedoras aconteceram em julho, no formato presencial e atenderam 705 mulheres.
“Durante 40 dias despertarmos o poder do empreendedorismo feminino. Percorremos 22 cidades piauiense, apresentando o empreendedorismo às mulheres que não tinham oportunidade de estudo mas já empreendem”, destaca o presidente da Junior Achievement, Denis Cavalcante. O programa mostrou às piauienses o poder que o empreendedorismo tem de impactar vidas.
Para a diretora Executiva da JA Piauí, Cynara Castro, mais que despertar o empreendedorismo feminino, “o programa estimula a autoestima e reforça o sentimento de pertencimento.”
Durante a imersão, foram abordados conteúdos e ferramentas práticas sobre formalização, planejamento e gestão financeira. Além disso, as mulheres participaram de dinâmicas onde permitia a troca de experiências impulsionando ao empreendedorismo. Para participar do programa era necessário ter acima de 18 anos, se identificar como do gênero feminino, estar fora do mercado formal de trabalho (CLT) e ter cursado, no máximo, até o Ensino Médio.
Segundo levantamento publicado pelo Sebrae, em 2022, o Brasil alcançou a marca de 10,3 milhões de mulheres donas do seu próprio negócio, um recorde histórico comparado às pesquisas anteriores. Entretanto, esse número representa apenas 34,4% do universo de empresários no país, o que pode ser justificado pela inserção tardia das mulheres à frente de negócios e pelas diversas dificuldades socioculturais de permanecer na atividade empreendedora.
Fonte: Ascom