Edney Silvestre participa de evento de jornalismo da UFPI - Foto: Reprodução

Edney Silvestre lança livro no evento dos 40 anos do Curso de Jornalismo da UFPI

Os 40 anos de criação do Curso de Jornalismo da UFPI começam a ser comemorados nesta segunda-feira (3). São quatro dias de palestras, mesas redondas e debates cujo interesse vai bem além dos alunos de Comunicação e profissionais de jornalismo. O evento traz discussões sobre o impacto psicológico das notícias de tragédias como a do Rio de Grande do Sul e tem um marco já na abertura: o lançamento do novo livro do jornalista e escritor Edney Silvestre.

O chefe do Departamento de Comunicação Social da UFPI, Fenelon Rocha, observa que a programação tem foco principal nos profissionais e estudantes de comunicação.

“Mas vai muito além e gera interesse em outros públicos, porque os novos processos comunicacionais com as novas tecnologias impactam em tudo, desde o ato de usar as redes sociais até pedir comida ou um transporte”, diz Fenelon. “Nosso evento traz um olhar amplo sobre as comunicações, e isso tem importância para todos, independente da área em que a pessoa atue. Por isso discutimos sobre as redes sociais e, também, sobre o que muda com a Inteligência Artificial”, explica.

LANÇAMENTO DE LIVRO
Um dos pontos altos do evento será já na abertura, nesta segunda-feira às 15 horas (no auditório do CCE): uma palestra interativa que reunirá os consagrados jornalistas e correspondentes internacional Edney Silvestre e Bem-Hur Correia. Os dois acumulam experiência como correspondentes em Nova Iorque. E para coroar o dia, Edney fará o lançamento do seu novo livro, Segredos de um Repórter.

“É mais que um livro sobre jornalismo. É um guia fabuloso para quem atua ou pretende atuar na área. Mas é também um olhar sobre os últimos 50 anos, com transformações que dizem respeito a toda a sociedade”, ressalta Fenelon. A palestra de Edney e Bem-Hur começa às 3h. da tarde e o lançamento do livro será em seguida. “Além disso, não podemos esquecer: Edney é um dos grandes talentos da literatura brasileira dos últimos anos, incluindo a conquista do Prêmio Jabuti, o mais importante do país”, acentua.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
03 de Junho – SEGUNDA-FEIRA
15h20 – O Jornalismo antes e depois da AI: Visão de duas gerações de repórteres
Com Edney Silvestre e Ben-Hur Correia
17h00 – Lançamento de livros (de Edney Silvestre; e de Juliana Teixeira)

04 de Junho – TERÇA-FEIRA
15h00 – Novos Rumos da Comunicação Regional em tempos de Globalização
Com Wrias Moura (Meio) e Dilson Tavares (Pioneira)
16h15 – Gestão de Comunicação, Governo e Cidadania
Com Állisson Bacelar (MDS) e Salomão Prado (PMT)

05 de Junho – QUARTA-FEIRA
15h00 – Psicologia da Mídia: o impacto da cobertura de tragédias como a do RS
Com Thayro Carvalho
16h15 – Jornalismo Local e Combate à Desinformação
Com Joelson Giordani (TV CV), Marcelo Magno (TV Clube) e João Magalhães (O Dia)

06 de Junho – QUINTA-FEIRA
15h00 – Os novos desafios da Formação Profissional de Comunicação
Com Samária Andrade (UESPI) e Leila Sousa (UFMA)

16h15 – Uma empresa no Bolso: Estratégia em tempos de Redes Sociais e IA
Com Alex Nastacio (NOVA COMUNICAÇÃO)

Com informações da Ascom

talvez você goste