Joe Biden, presidente dos EUA - Foto: Elizabeth Frantz / Reuters)

Doadores campanha dizem que Biden está perto de desistir de candidatura

Os principais doadores do Partido Democrata acreditam que Joe Biden está perto de sair da corrida à Casa Branca depois que eles ameaçaram interromper o financiamento de campanha e que líderes do partido indicaram que consideram a candidatura insustentável.

Doadores de Wall Street a Hollywood nos últimos três dias têm aumentado a pressão sobre chefes do partido, incluindo os líderes do governo no Senado, Chuck Schumer, e na Câmara, Hakeem Jeffries, além da ex-presidente da Casa Nancy Pelosi.

Um doador próximo a Schumer, que conversou com pessoas próximas a ele nos últimos dias, disse: “Acho que vai acabar muito em breve”.

“A pressão é insuperável”, disse um democrata sênior em Washington, prevendo que Biden estaria “fora até segunda-feira (21)”. Outras pessoas próximas à liderança do partido disseram que isso poderia acontecer mais cedo.

“Biden entendeu que não haverá mais um dólar de arrecadação de fundos”, disse um arrecadador de Wall Street —que é um doador encarregado de levantar dinheiro de outros apoiadores. “Membros do Congresso estão ficando mais agressivos… Ele simplesmente não vai conseguir resistir.”

Os movimentos ganharam força nos últimos dias à medida que imagens que enfraquecem Biden ganharam as telas em todo o país, mostrando os republicanos se reunindo em torno de Donald Trump depois que ele quase foi assassinado, enquanto o presidente desafiava os pedidos de seu partido para desistir e na quinta-feira (18) foi visto tendo dificuldade para subir a bordo do avião presidencial após testar positivo para Covid.

“Todo mundo está olhando para os números e pesquisas e estão preocupados”, disse uma pessoa que conversou com líderes empresariais, doadores e democratas importantes, incluindo Jeffries.

A vantagem nacional de Trump sobre Biden aumentou desde o tiroteio, de acordo com uma nova pesquisa da CBS-YouGov, colocando o ex-presidente cinco pontos percentuais à frente. Biden também ficou para trás na maioria das outras pesquisas realizadas desde sua desastrosa performance no debate contra Trump no mês passado.

“Você não pode liderar uma chapa de um grande partido quando quase toda a delegação no Congresso, a maioria dos doadores e uma grande maioria dos eleitores da base acreditam que você deveria se afastar. Especialmente se o problema não é algo que pode ou vai melhorar”, disse um democrata sênior de Washington.

Vários doadores disseram que uma campanha para forçar o presidente a sair da chapa democrata, que parecia ter perdido força enquanto Biden recebia outros líderes da Otan em Washington na semana passada, estava ganhando velocidade.

Com informações da Reuters

talvez você goste