Câmara suspende mandato de Janones após agressões a Nikolas Ferreira
A Câmara dos Deputados, por meio do Conselho de Ética, aprovou a suspensão do mandato de deputado federal André Janones (Avante-MG) por 90 dias por ter proferido ofensas contra o colega parlamentar Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sessão no plenário da Casa no dia 9 de julho.
Janones se justificou sua crítica contra Nikolas e rebateu acusação de homofobia. O parlamentar afirmou que trata Nikolas como Nikole para atender pedido do próprio deputado do PL. Nikolas fez declarações transfóbicas na tribuna da Câmara em 2023, onde afirmou, em tom de deboche, que tinha “lugar de fala” para tratar do Dia Internacional da Mulher por estar usando uma peruca. “Hoje, me sinto mulher. Deputada, Nikole. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”, disse.
Janones afirmou que, desde então, se refere a Nikolas apenas como Nikole. O parlamentar do Avante relembrou que deputado de extrema-direita não foi suspenso por esse ataque transfóbico nem por outras agressões contra minorias na Câmara.
Da Redação
Share this content:
Publicar comentário