Arteris vence concessão da BR-101 entre RJ e ES com investimento de R$ 10,1 bilhões
Na terça-feira (11), a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sediou o leilão em que a Arteris conquistou a concessão da Autopista Fluminense, na BR-101, com um investimento previsto de R$ 10,1 bilhões ao longo de 22 anos. A companhia já administra o trecho desde 2008.
Detalhes da concessão e melhorias planejadas na BR-101
O trecho, de 322,1 quilômetros, conecta os municípios de Niterói (RJ) e Mimoso do Sul (ES), passando por 13 localidades fluminenses. Ele é estratégico por integrar polos industriais e portuários como Açu e Macaé, além de proporcionar acesso à Região dos Lagos, importante polo turístico.
Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), trata-se de “um corredor fundamental para o trabalho, o turismo e o transporte de cargas”. A renovação da concessão consolida um modelo de regulação mais eficiente, promovendo segurança regulatória e incentivando investimentos privados no setor rodoviário.
Novo contrato e obras de modernização na rodovia
O novo contrato prevê uma atualização no modelo de regulação de tarifas e inclui obras não previstas na concessão atual, como 49,5 quilômetros de duplicações, 5,6 quilômetros de variante, além de 52,5 quilômetros de faixas adicionais e 81,6 quilômetros de multivias.
As melhorias também envolvem 14 quilômetros de vias marginais, reforço ou reforma de 39 estruturas, alargamento de seis trechos críticos, além de 12 obras de arte especiais, como pontes e viadutos.
Na parte de mobilidade, estão planejadas 21 passarelas para pedestres, a demolição de cinco estruturas antigas, seis retornos, uma rotatória alongada e 16 novos acessos. O projeto inclui ainda obras para modais coletivos e bicicletas, com 40 pontos de ônibus e 59,2 quilômetros de ciclofaixas.
Impactos da renovação e movimentação na concessão pública
Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da ANTT, afirmou que “o modelo aplicado foi o terceiro processo competitivo simplificado do país, totalmente alinhado às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU)”.
Este leilão marca a primeira concorrência ampla no processo de renovação de outorga na modalidade. Anteriormente, foram realizados testes similares no trecho entre Espírito Santo e Bahia, na BR-101, e na BR-163/MS, trecho de 859 km entre Guaíra (PR) e Sonora (MT).
Após a venda da antiga concessionária Autopista Fluminense, autorizada pela ANTT em agosto, a nova licitação visa estimular a competitividade e atrair novos investidores, além de fomentar a retomada de investimentos e melhorias na infraestrutura.
Segundo informações da Agência Brasil, em 2025 a ANTT já realizou nove leilões, totalizando R$ 127 bilhões em investimentos e a geração de mais de 1,1 milhão de empregos, contribuindo significativamente para a mobilidade e desenvolvimento do Brasil. A próxima concessão, prevista para dezembro, envolverá também a rodovia Fernão Dias, que conecta São Paulo a Minas Gerais, e deve receber múltiplos concorrentes.
Para mais detalhes, acesse a notícia original na Agência Brasil.
Com informações do Jornal Diário do Povo
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