Josenildo Melo - Foto: Reprodução

Apenas uma saga puritana?

Nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX as pessoas mudavam de país não apenas pra viver bem e dar uma melhor qualidade de vida a seus familiares. Sabe qual era a principal razão? A busca de uma religião que fosse “pura e buscasse realmente a santidade”. Estamos no século vinte e um (21) e hoje devido ao crescimento evangélico não se precisa mudar mais de País ou de Estado pra encontrar algo menos prejudicial à sua família e a você mesmo. Menos prejudicial? É este mesmo o termo? Na melhor das hipóteses o ambiente menos ruim e menos contaminado pelo mundo? Mas ainda existem Igrejas saudáveis e que não são capazes de comprometer o orçamento familiar? Pouquíssimas; mas ainda existem. Mas é como procurar agulha num imenso palheiro!

Depois do intróito o que será que virá sobre as monções do dia (Santo Inácio de Loyola) costumava dizer que o que escrevemos ou falamos é fruto da oração e das moções (mistura de análises entre sentimentos e razão). Qual a sensação ao chegar do supermercado? Que quinhentos reais estão dando apenas pra uma semana e regando e usufruindo apenas do necessário. Qual a explicação pra alguns andarem fazendo compras exorbitantes e viajando adoidado? Tem algo estranho aí e não é apenas uma saga puritana. Nos bastidores já correm burburinhos de setores com “extrema corrupção”? 2025 vão ser um cenário extremamente perigoso. A turma está disposta a vasculhar tudo. Quem fez ou anda fazendo estripulias e se achavam protegidos que se cuidem. Na hora que as urnas de 27 de dezembro de 2024 fecharem no Brasil e no dia 6 de novembro de 2024 quando sair o resultado das eleições dos Estados Unidos da América o bicho vai começar a pegar. Nada oculto deixará de ser totalmente revelado!

Apenas uma saga puritana? Esses daí não sabem de nada! Somente especulam. Assim pensa o cético e mais ainda o ímpio. Não conhecem cristãos de verdade. O que acham da frase: não sou eu que vivo, mas cristo que vive em mim. Por esse motivo o morrer é lucro. É assim que ainda hoje pensam os novos puritanos e verdadeiramente seguidores de Jesus Cristo. Apenas uma saga puritana? É bíblico: o prazer e o lucro mundano são momentâneos. Depois de apenas dois anos de glória começará a chegar a destruição de reputações? Certo mesmo é a insatisfação geral. Orgulho, prepotência, arrogância, desespero, alucinações, loucura, mania de perseguição, etc e tal tudo virá à tona. Aí o que começa a acontecer? O ciclo dos horrores se instala. “Escorregões” começam a acontecer. Telefonemas começam a diminuir. E a bola de neve só aumenta!

Apenas uma saga puritana? Quem eram mesmo os puritanos? Os puritanos enfatizavam a predestinação, a graça divina e a importância do trabalho árduo e da disciplina pessoal. Eles também eram conhecidos por sua ética puritana, que valorizava a honestidade, a frugalidade e a simplicidade. Existem “puritanos” no governo local e nacional? Que saibamos não. Mas em volta já tem gente aconselhando! Ou tudo volta aos eixos que os fizeram chegar lá ou tudo vai desmoronar. Se não retornarem ao caminho do bem e de Deus de nada vai adiantar publicações de pesquisas. Eis a realidade. Contra fatos não existem argumentos. Em política não existe lealdade plena!

Por Josenildo Melo

talvez você goste