Economia verde desperta otimismo sobre geração de emprego
A maioria dos brasileiros confia que a transição para uma economia verde, ou sustentável, trará oportunidades de emprego. Segundo estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Nexus, 75% da população acredita que essa mudança resultará na criação de novos postos de trabalho, sendo que 54% esperam a geração de muitos empregos, enquanto 21% acreditam que surgirão poucos novos postos.
Perspectivas de geração de empregos na economia verde
A pesquisa mostra também que a confiança na ampliação de vagas aumenta conforme a renda dos entrevistados. Entre os que ganham acima de cinco salários mínimos, 78% acreditam que a economia sustentável promoverá mais empregos. Mesma expectativa é compartilhada por quem recebe entre 2 e 5 salários mínimos (78%) e entre 1 e 2 salários mínimos (76%). Já aqueles com renda até 1 salário mínimo somam 67% de otimismo.
Impacto da escolaridade na percepção da economia verde
Entre os que possuem ensino superior completo, 79% consideram que a economia sustentável será benéfica para a geração de empregos. Para quem tem ensino médio, a porcentagem é de 78%, enquanto os que possuem ensino fundamental completo representam 68%. Segundo Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, essa percepção está relacionada à maior qualificação profissional e renda, que permitem perceber melhor as oportunidades trazidas pela mudança.
Confiança por grupo sociodemográfico e região
Homens demonstram maior otimismo (59%) quanto à criação de novos empregos do que as mulheres (49%). A confiança também é maior entre os jovens, com 62% na faixa de 16 a 24 anos e 59% entre os de 25 a 40 anos. Entre os mais velhos (acima de 60 anos), a porcentagem cai para 46%.
Regionalmente, o otimismo é alto no Sudeste e Sul, com 78%, seguido pelo Norte e Centro-Oeste, com 73%. No Nordeste, a expectativa é de 67%, indicando que a esperança na geração de empregos via economia verde é disseminada por todo o país.
Realização da pesquisa
Para elaborar o estudo, a Nexus realizou 2.021 entrevistas presenciais com adultos de todo o Brasil, entre os dias 14 e 21 de julho de 2025. Os dados reforçam o apoio popular às mudanças necessárias para uma trajetória mais sustentável e economicamente favorável.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:










Publicar comentário