XP encerra plataforma de criptomoedas

A XP Investimentos anunciou na última quarta-feira (18) o fechamento de sua plataforma de criptomoedas, Xtage.

“Gostaríamos de informar o encerramento das atividades da XTage, desta forma, a partir do dia 20/10/2023 serão interrompidas as operações de compra na nossa plataforma”, informou o comunicado da empresa.

A notícia deixou os usuários em uma corrida contra o tempo, pois somente até 15 de dezembro de 2023 eles terão a oportunidade de vender e sacar seus fundos na corretora. Ou seja, a conversão em reais é obrigatória, sem possibilidade de transferências diretas de criptos para carteira externa (wallet).

Caso os fundos não sejam sacados, a partir de 16 de dezembro de 2023, um dia após o prazo-limite, a Xtage tomará a iniciativa de vender compulsoriamente os ativos não negociados, depositando os valores correspondentes nas contas de investimento dos clientes mantidas na XP.

A XP, por sua vez, optou por não aplicar tarifas de corretagem em todas as operações disponíveis na Xtage até o final deste ano, numa tentativa de aliviar o impacto para seus clientes.

A Xtage foi — mais — uma aposta ousada da XP no mercado de criptomoedas, marcando a segunda tentativa malsucedida da empresa de estabelecer sua presença no ramo. Curiosamente, desta vez a XP não divulgou publicamente as razões subjacentes a esse encerramento, deixando no ar um estado de incerteza.

O que é (ou era) a Xtage?
Desenvolvida em parceria com a Nasdaq, a Xtage foi promovida como uma das melhores ferramentas em termos de experiência, escalabilidade, latência e tecnologia disponíveis no mercado.

Permitindo a compra e venda de criptomoedas como bitcoin (BTC) e ether (ETH), a Xtage tornou-se um campo de jogo para investidores que desejavam entrar no universo das moedas digitais de maneira mais simples e intuitiva a partir de R$ 150.

Anunciada em maio de 2022 e lançada em agosto do mesmo ano, apesar das expectativas iniciais, a Xtage não conseguiu alcançar o sucesso esperado e fechou as portas em apenas um ano e dois meses após seu início.

Com informações da Reuters

Share this content:

Publicar comentário