Que a sagrada escritura fala muito em amor, caridade, misericórdia, bondade e etc e tal? Mas qual a razão? Naquela época já não existia muito isso. É a mesma coisa que um cético pensar ao indagar-se porque Padres e Pastores falam sempre nisso na maioria das homílias e sermões. E mais: indagam-se qual a razão de falarem e muitos não viverem nada disso. Já pensou que se eles sendo sacerdotes de Cristo não falassem e pregassem sobre isso? Seria um caos total. As Igrejas, os sacerdotes (Padres, Pastores) queiram ou não é quem evita o caos total. Se falando o que é biblicamente correto acontece o que acontece. Já imaginou se não insistissem em falar sobre amor, caridade, misericórdia, bondade e etc e tal? A sagrada escritura é atemporal, mas é muito enfática!
Você já percebeu isso? Que instituições nunca dizem que tem dinheiro? As pessoas institucionais quase sempre dizem que estão sem recursos e que faltam recursos financeiros? Com os recursos disponíveis fazem o que fazem e já pensou se estivessem disponíveis todos os recursos que desejam? Já percebeu que muitos governos nunca combatem a corrupção nas camadas em que realmente deveriam combater? Essa é outra coisa que também no tempo bíblico já existia. Somente os fracos e aqueles que realmente poderiam aglomerar e ameaçar o sistema eram presos, crucificados e até mesmo degredados. Perceba que normalmente somente os fracos, sem capacidade de articulações políticas; e “indefesos materialmente” são combatidos. Muitos analistas dizem que antes “de qualquer operação” em qualquer âmbito; costumam medir o conjunto de forças políticas e jurídicas existentes? Eis o motivo de movimentações classistas? Cada agrupamento tende a tentar se proteger do próprio sistema legitimado?
Você já percebeu isso? Que a maioria das pessoas fala que as aparências enganam. Que todos devem ser tratados iguais. E o que acontece na hora do perrengue? Qual a primeira pergunta que geralmente fazem? Você sabe com quem você está se metendo? Dia de feriado é sempre um bom dia pra pensar sobre tudo isso. Já percebeu que todo governante fala sempre no povo e em especial nos pobres, mas sempre governa pros ricos? E tem mais: o convívio deles é com os ricos materialmente e jamais com os pobres. Quando escolhem (geralmente escolhem) alguns pobres materialmente pra conviver; costumam expor os mesmos, como que querendo dizer à sociedade: tá vendo como continuo simples e governo pra todos? O que nos faz pensar em tudo isso?
Você também já percebeu isso? Saiba que o que nos faz pensar em tudo isso é a leitura continua da Sagrada Escritura.. É a melhor companhia. A oração é o antídoto pra todos os males já dizia o homem que fez de Genebra a cidade modelo pro mundo. O mundo é um verdadeiro theatro. Dom Celso José Pinto da Silva nos ensinou que o mundo que todos desejam tem sempre dois lados. O lado bom é que se muitos usassem os seus recursos e poderes o mundo seria completamente diferente. O outro é que se os pobres materialmente conhecessem o que os ricos e poderosos são capazes de realmente fazer pra viver em suas vidas maravilhosas; revoltas se levantariam instantaneamente. Refugie-se em Deus. Tudo passa! Somente o bem que você faz o fará de fato poderoso!
Por Josenildo Melo