Vieira e Rubio se encontram no G7 para discutir sanções aos brasileiros

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve se reunir nesta terça-feira com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, à margem da cúpula do G7, na cidade canadense de Niágara. Ainda sem confirmação oficial, o encontro visa tratar da tentativa do Brasil de encerrar o tarifaço imposto pelos Estados Unidos e as sanções aplicadas a cidadãos brasileiros, incluindo o ministro do STF Alexandre de Moraes, sob alegação de perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Retomada de negociações entre Brasil e EUA

A reunião representa uma das etapas de uma negociação delicada que teve início com um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em setembro passado, na ONU, em Nova York. Posteriormente, Lula conversou com Trump por telefone e se reuniu com ele na Malásia, defendendo a normalização das relações econômicas e políticas entre os dois países.

Impasses e sanções comerciais

O principal ponto de discordância é a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, como aço, alumínio, calçados e etanol, aplicada sob a justificativa de prática de concorrência desleal. Além disso, uma investigação pelos Estados Unidos, baseada na Seção 301, avalia sanções unilaterais contra o Brasil por questões como registro de patentes, tarifas de importação e o uso do Pix, sistema de pagamento brasileiro.

Posição do governo Lula

O governo Lula considera as sanções desproporcionais e busca sua revogação. O presidente afirmou recentemente que o Brasil “não aceita punições políticas travestidas de medidas econômicas” e pediu uma revisão das tarifas “em nome da boa-fé nas relações internacionais”. Lula também anunciou que, se necessário, retomará contatos diretos com Trump para destravar o diálogo.

Perspectivas do encontro no G7

A escolha do grupo G7 — formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido — como cenário para a reunião entre Vieira e Rubio reforça a relevância política do tema. A expectativa é que esse encontro possa impulsionar avanços nas negociações técnicas entre os dois países, buscando soluções para as tensões existentes.

Segundo fontes próximas, o diálogo se dá em um momento crucial para o Brasil, que busca aliviar o impacto das sanções e retomar uma relação econômica mais equilibrada com os Estados Unidos. Ainda não há detalhes sobre os resultados concretos, mas o esforço diplomático indica uma tentativa de mitigar o impasse.

Para mais informações, consulte a matéria completa no Fonte oficial.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário