Vida Religiosa e Vida Secular
Existe diferença? Só existe. Lembro de um amigo monge que se tornou Bispo e depois Arcebispo que costuma dizer que Ele (amigo) nunca mais foi o mesmo. Qual a razão? A vida religiosa e de forma especial a vida monástica é uma vida regrada, com horários de oração que devem ser devidamente respeitados e não se toleram faltas nem faltas justificadas. Como viver a partir de agora? Vive; mas sempre sentindo falta das orações ordinárias e não extraordinárias. E tendo sempre o cuidado de não se secularizar demasiadamente. Aos seculares a oração litúrgica, canônica ou mais conhecida como liturgia das horas não é obrigatória. Sabia disso? Como se costuma perceber isso? As homílias, os sermões são diferentes! Quer dizer que uma vida é mais importante que a outra? Nada disso. A vida secular tem impedido o avanço de outras religiões. Acredita?
A Igreja de Cristo é um equilíbrio permanente. A vida religiosa costuma dar mais atenção às elites intelectuais, econômicas e sociais. A secular ao povão. Geralmente os seculares estão inseridos no meio do povo através de paróquias, dioceses e arquidioceses, prelazias, etc e tal. Os religiosos em universidades, centros acadêmicos, entre os médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, assistentes sociais, filósofos, em fim entre os profissionais liberais. Quando estão em paróquias fazem convênios internacionais e costumam ajudar a formar sindicatos e lideranças locais e regionais. Eis a grande diferença entre a Igreja de Cristo e as demais Igrejas. Oxente existem Igrejas que não são de Cristo? Muitas se denominam de Jesus, mas parecem verdadeiros comércios. Mas ninguém nem liga mais pra religião? A Igreja de Cristo continua respeitada e bem quista. Vida religiosa/Vida secular “costumam segurar nobre balança”.
Como eu não entendo nada de religião pode me explicar um pouco mais nobre escritor? Claro. Segundo a Igreja Católica, a vida consagrada deve ser vista como “uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo”. E a vida secular? Termo utilizado no meio religioso que engloba todos os campos da vida humana exceto a vida espiritual. Em outras palavras os religiosos costumam fazerem o voto de pobreza, obediência e castidade. Geralmente os consagrados seculares fazem apenas uma promessa ao seu Bispo ou Arcebispo.
Caramba, vendo de fora imaginamos que todos possuem os mesmos atributos? Existem diferenças básicas. Tem intelectual que costuma dizer que os religiosos vivem em outro patamar, em outro mundo. Geralmente depois de muitos anos de jornada alguns chegam a praticamente viverem nos cinco continentes do mundo. Existem ordens ou congregações que não deixa criar raízes; faz sempre um rodízio entre três e no máximo cinco anos. Os combonianos costumam jamais deixarem seus religiosos exercerem seu ofício em seu próprio país. Percebeu mais uma diferença entre a Igreja de Cristo e as demais Igrejas? São dois mil anos de institucionalidade. Geralmente você vê um irmão ou Padre e costuma acha que são idiotas//bobos? Muito cuidado. Por trás do “ofício” existem inúmeras atribuições. Existem Padres cientistas e amigos das Ciências!
Por Josenildo Melo
Share this content:
Publicar comentário