Véspera de Natal movimenta comércio com leve alta nas vendas
A véspera de Natal impulsionou o comércio brasileiro nesta quarta-feira (24), com consumidores buscando presentes e itens para a ceia. Segundo estimativas, as vendas devem crescer 2,1% em relação a 2024, atingindo R$ 72,71 bilhões, o melhor desempenho desde 2014, quando o varejo movimentou R$ 77,26 bilhões.
Compras e tendências para o Natal 2025
Fabricantes inovaram nas receitas de panetone, substituindo a passa por recheios variados, além de aumentar a procura por produtos importados, impulsionada pelo tarifário de Trump que inundou o Brasil de importados da China. Mais detalhes na edição.
Perfis de consumidores e movimentação nos shoppings
Na Região Metropolitana do Rio, pesquisa do IFec RJ apontou que 62,1% dos entrevistados pretendiam presentear alguém neste Natal, com um gasto médio de R$ 293, valor abaixo dos R$ 312 do ano passado, devido às vendas antecipadas na Black Friday. Nos shoppings, a movimentação também foi intensa: o Shopping Leblon, por exemplo, recebeu mais de 200 mil visitantes entre os dias 19 e 23 de dezembro, consolidando um crescimento na circulação.
Já no Shopping Nova América, a previsão é de mais de 1 milhão de pessoas até o dia 24, enquanto o Rio Sul registrou movimento recorde no último fim de semana, movimentando o comércio local durante os dias que antecedem o Natal. Segundo Rodrigo Lovatti, superintendente do Shopping Leblon, o balanço do Natal 2025 é positivo, com aumento no fluxo e nas vendas em comparação a 2024.
Comportamento do consumidor e desafios econômicos
Apesar do otimismo nas vendas, o consumidor mantém certo grau de cautela devido à alta nos juros, com a taxa Selic em 15%, além do aumento do endividamento e inadimplência, que ultrapassou 80 milhões em novembro, segundo dados da Serasa. Fábio Bentes, economista-chefe da CNC, avalia que esses fatores influenciam o padrão de consumo, que se volta para alimentos, vestuário e presentes tradicionais, com destaque para lembrancinhas e produtos importados.
Na compra de última hora, o movimento no Cadeg e em mercados populares como o Polo Saara foi intenso. Verônica Baptista, gerente do Empório Gourmet, destacou que, apesar de uma redução no ticket médio, houve aumento no volume de vendas, com reforço nas promoções e programa de vantagens.
Preparativos familiares e tendências de consumo
Casais e famílias aproveitam os últimos dias para adquirir itens para a ceia e presentes. Thais Sobrinho, de 30 anos, e Tânia Sobrinho, de 64, deixaram para comprar flores, frutas e roupas na véspera, percebendo maior tranquilidade na montagem da ceia, sem necessidade de reduzir porções ou planejar gastos excessivos. Rafaela Fortunato, de 39 anos, também contou que gastou cerca de R$ 500 na compra de presentes e roupas para a celebração.
A tensão no comércio é equilibrada pelo otimismo com a recuperação do setor, enquanto consumidores continuam atentos aos preços e às oportunidades de descontos, mesmo diante dos desafios econômicos presentes no país.
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Com informações do Jornal Diário do Povo
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