Usuários enfrentam caos aéreo nos EUA com atraso de mais de 2,7 mil voos

A Agência Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos registrou nesta segunda-feira (27) mais de 2,7 mil voos atrasados em todo o país, devido à 27ª dia de paralisação do governo federal, conhecida como ‘shutdown’.

Aumento de atrasos e impacto na aviação americana

De acordo com o site de rastreamento FlightAware, os atrasos de voos ultrapassaram 8 mil no domingo (26), refletindo a gravidade da situação que se intensifica. O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, informou que problemas com controladores de tráfego aéreo ocorreram em 22 locais no sábado (25), e as projeções indicam que os atrasos e cancelamentos devem aumentar ainda mais nos próximos dias.

Segundo dados, a Southwest Airlines teve 45% de seus voos atrasados, ou cerca de 2 mil operações, no domingo. A American Airlines registrou quase 1,2 mil atrasos, representando um terço de suas operações. Já a United Airlines teve 24% de seus voos afetados, enquanto a Delta Airlines teve 17% de atrasos.

Impacto na força de trabalho e na rotina dos norte-americanos

Estima-se que aproximadamente 13 mil controladores de tráfego aéreo e 50 mil agentes da TSA estão operando sem remuneração há semanas, o que agrava a crise na aviação. O governo dos EUA alertou que, à medida que os controladores ficarem sem pagamento integral, a situação deverá piorar ainda mais, potencializando os atrasos.

Desde o início da paralisação, em 1º de outubro, os atrasos permanecem acima da média, prejudicando milhões de viajantes. Muitos controladores já trabalham horas extras obrigatórias, mesmo antes da atual crise, evidenciando o impacto severo na operação do sistema.

Crise deve se intensificar sem previsão de solução

O governo americano não anunciou uma data para o fim da paralisação nem medidas emergenciais para mitigar os efeitos sobre o transporte aéreo. As próximas horas e dias serão cruciais para definir o agravamento da crise, que provoca prejuízos econômicos e desconforto aos passageiros.

“A interrupção nos voos deve aumentar ainda mais com o próximo pagamento, previsto para terça-feira (28)”, alerta analista do setor. A falta de controle efetivo na aviação ameaça uma cadeia de repercussões na economia, além de afetar diretamente a rotina de milhões de norte-americanos.

Para mais detalhes, acesse o fonte original.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário