UE reconhece Brasil livre de gripe aviária e retoma exportações de carne de frango

A União Europeia confirmou nesta quinta-feira (26) que o Brasil foi reconhecido como país livre de gripe aviária, o que possibilita o retorno das exportações de carne de frango para o bloco. A notícia foi divulgada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, após videoconferência com o comissário de Saúde da UE, Oliver Várhelyi.

Reconhecimento e impacto nas exportações de carne de frango

Segundo o ministro Fávaro, o reconhecimento do status de livre de gripe aviária é um avanço importante para os negócios do setor. “Tivemos boas notícias. Primeiro o reconhecimento do status para o Brasil de livre da gripe aviária, o que vai nos permitir a retomada das exportações para a Europa”, afirmou.

O bloqueio à entrada de carne brasileira na UE havia sido instaurado após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, em maio. Após ações de controle, o país declarou-se livre da doença em junho, após 28 dias sem novos registros.

Outros países e situação atual

Desde então, 41 países já retiraram o embargo às importações brasileiras de carne de frango. Recentemente, Chile, Arábia Saudita, Namíbia e Macedônia do Norte também retiraram as restrições à carne brasileira, fortalecendo as exportações do setor.

Entretanto, Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste ainda mantêm restrições às importações de carne de aves brasileiras, permanecendo como desafios a serem superados.

Perspectivas de retomada plena com a União Europeia

O ministro da Agricultura destacou que o comissário europeu prometeu realizar uma reunião com os estados-membros do bloco para eliminar as barreiras sanitárias e retomar o processo de pre-listing, suspenso desde 2018. “O compromisso dele é que nas próximas semanas, os estados-membros da comunidade europeia se reunirão para a retirada do controle reforçado e a volta do pre-listing tão importante para o Brasil”, explicou Fávaro.

Relevância para o setor de avicultura brasileira

A reabertura do mercado europeu representa uma grande conquista para o setor de carne de frango do Brasil, que busca ampliar suas exportações e consolidar sua posição no mercado internacional. As negociações seguem firmes para que, em breve, toda a cadeia produtiva brasileira possa recuperar o status de exportador confiável.

Mais informações sobre o reconhecimento podem ser acessadas na reportagem da Agência Brasil.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário