Tudo está à venda?

A questão apenas é o preço assim costumam dizer “os romanos”. Tem um ditado que diz que em Roma tudo é frio e até mesmo a abordagem? Certo mesmo foi a excelente estreia da série Paulo: o apóstolo! O mundo político está em polvorosa atuação. Está aberto o “período da temporada eleitoral”? Tem gente que está no mundo da lua e dando entrevistas traçando enfoques que não condizem com a realidade. O momento é muito delicado e não é nos bastidores proclamando e alardeando que tudo está à venda que resolverá o dilema do cansaço, da mesmice e muito menos da fadiga eleitoral. O eleitor quando vira a cabeça pra um lado; esquece até mesmo a distribuição farta de benefícios insustentáveis do ponto de vista fiscal. Eis o grande e verdadeiro dilema. Será que aquele “deputado” não será eleito somente por dizer publicamente algumas asneiras em recentes entrevistas? Juízo em uma Cidade e em um Estado essencialmente conservador em costumes e valores é um risco muito alto a se pagar! Será que tudo está mesmo à venda?

Não. Tudo não está à venda! Mas até mesmo quem neste momento “escreve e reflete” é vendável? Não se deve medir os outros pelas réguas que os mesmos se medem? Perguntou-se asperamente céticos de plantão? Ser partidário é uma coisa! Compactuar com comportamentos amorais e antiéticos são outros quinhentos. Os Italianos ainda hoje conservam o belo ditado: diga com quem tu andas que diremos quem tu és. A bandeira anticorrupção deve ser o Norte. Existem pessoas indefensáveis e quem juntar-se a todos eles “em reuniões” são um grave risco à imagem de quem preza pelo bom nome e respeito público. Mas estão bem sucedidos e com muito dinheiro em caixa? Intelectualidade é algo que não se compra; alguns podem até mesmo comprarem títulos ou graus acadêmicos, mas essência de sabedoria e inteligência é algo incomparável. Assim ainda hoje pensam e continuarão pensando os alunos de Florêncio. Reputação ilibada e credibilidade são os bens preciosos que todo bom cristão deve possuir. Tudo está à venda? Até mesmo o clero?

Depende do que os que acreditam apenas em dinheiro conhecem como Clero! Não tem o baixo e o alto clero? Sempre escapam alguns e geralmente esses é que não deixam as maçãs podres contaminarem toda uma árvore. São tempos dificílimos e o negócio pra 2026 está seríssimo. Desta vez nem mesmo o dinheiro conseguirá reverter as tolices cometidas e dobradas e triplicadas em apostas. Sabe a receita básica pra “oxigenação”? Humildade. Escuta. Muita conversa franca e sincera. O povo gosta na hora H de pessoas de valores e nos dias de hoje costumam dizer muito mais: pessoas de palavras e que cumprem o que dizem. Depois da internet e das redes sociais tudo se modificou. Alguém pode até enganar alguns por um tempo, mas não todo o tempo! Tudo está à venda realmente? Já tem gente se assustando e que achava que apenas o dinheiro abria portas?

Tudo está à venda? Não. A pior coisa que pode acontecer é a incorporação de um oligarca a uma chapa que se dirá competitiva? O que de fato significa sabedoria em termos de poder? Saber a hora certa de conceder espaços e sair de cena! O mundo não pode continuar sendo cruel na perpetuação de apenas alguns. Quem já ocupou espaços uma, duas, três ou quatro vezes deve sair de cena. O mundo mudou. O Brasil mudou. O Estado do Piauí ainda será o celeiro deste país em termos educacionais. A chapa 2026 será diferente de tudo o que andam especulando. Governo “civilizado e moderno” não aceitará “oligarcas” e muito menos pode conceder espaços que passem imagem arcaica e antiética!

Por Josenildo Melo

Share this content:

Publicar comentário