Trump pressiona Putin a negociar acordo de paz com a Ucrânia
O presidente Donald Trump intensificou a pressão sobre a Rússia para que negocie o fim da guerra na Ucrânia e ameaçou impor penalidades financeiras ao país caso ele se recuse a concluir os combates rapidamente.
Em uma postagem no Truth Social na quarta-feira, Trump disse que o presidente russo Vladimir Putin deveria fazer um acordo “em breve”, ou então ele “não teria outra escolha” a não ser impor impostos adicionais, tarifas e sanções sobre as importações russas para os EUA, juntamente com “outros países participantes”
Trump fez campanha com a promessa de encerrar rapidamente o conflito que começou com a invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia em 2022.
Mais recentemente, ele reduziu essas promessas e reconheceu a dificuldade de se chegar a um acordo para pôr fim aos combates, com o exército russo registrando avanços constantes. Os EUA têm sido o maior apoiador financeiro e militar da Ucrânia, e Trump sinalizou que poderia reduzir esse apoio.
“Não estou querendo prejudicar a Rússia. Amo o povo russo e sempre tive um relacionamento muito bom com o presidente Putin”, disse Trump. “Vamos acabar com essa guerra, que nunca teria começado se eu fosse presidente! Podemos fazer isso da maneira fácil ou da maneira difícil – e a maneira fácil é sempre melhor. É hora de “FAZER UM ACORDO”. MAIS NENHUMA VIDA DEVE SER PERDIDA!!!”.
O Kremlin minimizou a ameaça de sanções de Trump. “Não vemos nenhum elemento particularmente novo aqui”, disse o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, na quinta-feira, informou o serviço de notícias Interfax. “Ele gosta desses métodos. Pelo menos, ele gostava deles durante sua primeira presidência”.
Com informações da Reuters
Share this content:
Publicar comentário