Toyota retoma produção de veículos no Brasil após temporal

A Toyota anunciou nesta terça-feira (3) que retomará a produção de veículos no Brasil após a fábrica de motores em Porto Feliz (SP) ter sido parcialmente atingida por um temporal há menos de duas semanas. Enquanto a unidade de Porto Feliz permanece em lay-off, as fábricas de Indaiatuba e Sorocaba (SP) devem recomeçar as operações em 3 de novembro, focando inicialmente na produção de versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross, segundo comunicou Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

Retorno gradual e foco na recuperação dos híbridos

O temporal de setembro deixou cerca de 10 pessoas levemente feridas, atendidas pela própria empresa. A retomada da produção visa recuperar as unidades de híbridos que não foram fabricadas entre 23 de setembro e 31 de outubro. Segundo a Toyota, os colaboradores de Sorocaba e Indaiatuba retornarão ao trabalho em 21 de outubro, após férias emergenciais, enquanto os funcionários de Porto Feliz continuam em lay-off até que a unidade seja reaberta.

Reestruturação e previsão de produção

Por enquanto, a produção de veículos com motores a combustão será retomada em janeiro de 2026, incluindo versões do Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch, destinado à exportação. A expectativa é que o volume regular de fabricação seja atingido em fevereiro do próximo ano. A prioridade é avaliar os equipamentos da fábrica de Porto Feliz e transferir temporariamente a produção para outras unidades, evitando atrasos no cronograma.

Impactos e perspectivas

A retomada da produção será faseada, reforçando o compromisso da Toyota com a mobilidade sustentável na América Latina e no Caribe. “O apoio da matriz, afiliadas e fornecedores fortalece nossa confiança para continuar a entregar soluções de mobilidade sustentável na América Latina e no Caribe”, afirmou Maggio. A empresa também aguarda a divulgação da nova data de lançamento do Yaris Cross, seu SUV compacto híbrido, que terá que passar por ajustes devido ao rearranjo na produção.

Apesar dos desafios, a Toyota projeta que a produção dos modelos com motores de combustão voltará ao ritmo habitual em fevereiro de 2026, mantendo seu foco em inovação e sustentabilidade para o mercado regional.

Para mais detalhes, acesse a matéria completa no g1.globo.com.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário