Josenildo Melo - Foto: Reprodução

The debt snowball

Em inglês rasteiro e até mesmo no tradutor do Google se encontra a tradução que diz que é a bola de neve da dívida, mas em inglês clássico significa mesmo é a bola de neve dos endividados. Sim mas o que isso significa pra realidade dos brasileiros? Um prato cheio, pois é período eleitoral. Então é o período do dinheiro fácil? Certo mesmo é que endividamento ocasiona corrupção e todos os males que você possa imaginar. Homens endividados são homens vulneráveis e que não disporão de tempo pra pensar no futuro. Querem resolver é imediatamente as suas situações. É aí que mora o perigo. Mas a legislação eleitoral não pune quem “compra votos”? O endividamento dos brasileiros é tamanho atualmente que quem se atreve a chamar isso de ilegalidade? Eita!

​Na verdade uma vida organizada vale à pena. E não precisa muito. Basta apenas conter os desejos perniciosos e da carne. Estudos revelam que uma pessoa que consegue poupar cinco reais por dia em menos de dez anos será um homem organizado. Mas no Brasil estas pessoas são chamadas de miseráveis e mesquinhas. O povo quer saber mesmo é do hoje e do agora. Tanto quanto que ao se dirigem às compras poucos possuem a capacidade de olharem os juros embutidos e o valor real do produto. Noventa por cento costuma comprar baseando-se apenas no valor da prestação mensal. E comprar on line? Quanta economia produz. Nobre escritor e a bola de neve dos endividados o que produz? Humilhações, constrangimentos, vergonha e etc e tal. Geralmente os que “pagam contas de água, luz, telefone, internet e etc e tal”somente fazem isso depois de fazer as pessoas andaremnão se sabem quantas vezes atrás deles!

​Deles quem? E nós é que deveríamos saber? Quem é pago pra fiscalizar e punir que vá atrás. Na periferia é “o pau que rola”. Já tem gente recebendo tanto por mês se arregimentar inúmeras listas e preenchêlas? E atualmente fazem de “cara limpa e sem medo nenhum” do que possa acontecer? Virou uma coisa natural? Certo mesmo é que tem pessoas simples que com um salário mínimo por mês ainda poupa e não se dar o trabalho de passar tal vexame. Dias desses um senhor nos indagou no meio da rua: “doutor me diga uma coisa; o que é que os ricos fazem com tanto dinheiro”? Como não somos ricos e muito menos doutores em qualquer coisa prontamente respondemos: “meu amigo a medida do ter nunca enche”. Nos bastidores circula uma pérola de um nobre jovem organizado: “esses daí somente se dirigem a nós pra pedir”. Tá vendo! As pessoas gostam é de políticos e pessoas organizadas. E está certo. Ele não é organizado!

​O que de fato ocasiona endividamento? Gastar mais do que ganha. E não tem site de apostas, “venda de votos dos outros” que sane isso. Vira um vício sem fim e que geralmente termina nos piores resultados. Rapaz veja o lado bom diz um tradicional político: “quando mais endividado o povo, mas fácil se torna as eleições”. Valei Nossa Senhora. Jesus Cristo dos céus! Sabem por queEstados Unidos da América é um país próspero? O bom hábito de poupar. Certa vez alguém indagou: os jesuítas falam que vida organizada é vida tranqüila porque são ricos e donos de bancos? E se forem qual o problema? Uma coisa é certa; raramente se ver um bom Jesuíta “vendendo a sua alma”!

Por Josenildo Melo

talvez você goste