O Teresina Shopping recebeu nesta quarta-feira (14) um Certificado do Ministério da Saúde que declara as Salas de Apoio à Amamentação do Shopping como um local que contribui e apoia as mulheres trabalhadoras, as clientes e doadoras de leite materno que amamentam. A ação reforçou a importância da campanha “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno e também a importância do ato para o desenvolvimento do bebê. Com as salas, as mamães têm um espaço acolhedor para amamentar os seus filhos. Além disso, é possível retirar o leite materno e armazenar em local refrigerado para utilizar posteriormente ou para doação. O Espaço Família também oferece carrinho de passeio para bebês, espaço para troca de fraudas e aquecimento de mamadeira.
A coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz, explicou a função do espaço.
“Esse é um espaço acolhedor e sensível para a mulher e mãe trabalhadora e cliente que amamenta. O local também é totalmente equipado e propício para a doação de leite materno”, comentou.
As mães contam com uma estrutura acolhedora, agora certificada pelo Ministério da Saúde e adaptada dentro dos critérios higiênicos exigidos que estão localizadas no térreo e no piso superior, e funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, aos domingos e feriados de 12h às 20h. Leila Santos, Superintendente de Atenção Primária em Saúde e Municípios, marcou presença na solenidade.
“Estamos aqui certificando as salas de apoio à amamentação do Teresina Shopping. São ambientes seguros e confortáveis para as trabalhadoras e usuárias que andam pelo shopping”, pontuou.
O diretor e superintendente do Teresina Shopping, Fernando Oliveira, destacou o pioneirismo do Shopping nessa grande ação.
“Essas salas são um sonho que está se realizando. Já operávamos com o nosso público interno e conseguimos a homologação do espaço justamente no mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno. Ressalto que o Teresina Shopping é o primeiro shopping do Brasil com salas certificadas e equipadas para doação”, informou.
Karla Pinto é mãe de Rafael, de 7 meses, e é colaboradora do Teresina Shopping. Ela destaca o acolhimento proporcionado pelas salas de amamentação.
“Eu estou muito feliz e realizada de poder participar desse marco do Teresina Shopping de ofertar esse espaço para as mães. Eu faço uso do espaço e com a correria do dia a dia é importante ter esse local de acolhimento”, comentou.
No espaço, também é possível retirar o leite e armazenar em local refrigerado para utilizar posteriormente ou para doação, além de folders informando como as mamães podem ser doadoras.