O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) desbloqueou nesta quinta-feira (26) as contas da Prefeitura de Teresina para pagar a folha salarial do mês de dezembro dos servidores municipais. A decisão foi do conselheiro Kennedy Barros, presidente TCE-PI.
.
O secretário municipal de Governo, João Henrique Sousa, e a secretária de Finanças, Mônica Gardênia Brito Galvão, e o Procurador Geral do Município, Ricardo Martins, estiveram no TCE-PI para apresentar o pedido de liberação das contas, que haviam sido bloqueadas na segunda-feira, dia 23, após um pedido protocolado pela Comissão de Transição sob a alegação de risco à moralidade, a transparência e ao risco de prejuízos para a futura administração.
Kennedy Barros decidiu, então, que os valores referentes à folha salarial poderiam ser liberados, mas acrescentou que outras despesas ainda precisam de justificadas, como a urgência e os valores para que cada caso seja encaminhado ao banco especificados o montante e a natureza da despesa.
O secretário João Henrique garantiu ao presidente que, depois de liberada a movimentação bancária, os servidores seriam pagos no prazo máximo de 60 minutos. O TCE aguarda agora as informações necessárias para que outros pagamentos sejam liberados, desde que estejam dentro das normas processuais vigentes no serviço público.
Da Redação