Severo Eulálio afirma que é ‘prejuízo imenso’ o Piauí perder duas cadeiras na Câmara

O presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), avaliou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que revisa o número de representantes por estado no Congresso Nacional. A matéria ainda será apreciada novamente pelos parlamentares em Brasília.

Caso o veto seja mantido, o Piauí poderá perder duas vagas na Câmara dos Deputados e seis na Assembleia Legislativa, passando de dez para oito deputados federais e de 30 para 24 deputados estaduais a partir de 2026.

“Na minha opinião, isso representaria um prejuízo imenso para a representatividade do Piauí, especialmente no Congresso Nacional. Ter apenas oito deputados federais significa menos força política, menos voz e menor participação nas decisões que impactam diretamente o nosso estado”, alertou o presidente, ao lembrar que os parlamentares são responsáveis por destinar recursos para áreas essenciais como educação, saúde e assistência social”, finalizou.

Veto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar integralmente o projeto de lei complementar que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. A mensagem de veto ao PLP 177/2023 foi publicada na edição do Diário Oficial da União de quinta-feira (17).

Da Redação


Share this content:

Publicar comentário