Seduckathon 2025: estudantes embarcam para intercâmbio em Portugal

Estudantes de escolas públicas do Piauí embarcaram nesta sexta-feira (8) para Portugal. A viagem faz parte de um intercâmbio de 30 dias em Educação e Tecnologia, promovido pelo Governo do Piauí e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na Europa, os 20 estudantes terão a oportunidade de estudar no Centro de Inovação Tumo, uma referência global em ensino criativo para jovens.

As quatro escolas da rede estadual que integram a primeira etapa do intercâmbio são: Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, Ceti Orlando Carvalho, em Oeiras, Ceti Joel Ribeiro, em Teresina, e Ceti Waldemar de Moura Santos, em Caldeirão Grande do Piauí.

Ronielson Santos embarcou para o exterior pela primeira vez . O adolescente, de 17 anos, mora com a avó e dois irmãos em Malhada do Meio, comunidade isolada na zona rural de Oeiras, a 50 quilômetros do centro da cidade. O trajeto até a escola, em estrada de terra e parte em ônibus escolar, leva quase duas horas.

Roni, como é chamado por colegas e professores, nunca reclamou do cansaço. Pelo contrário, é um dos alunos mais aplicados do Ceti Orlando Carvalho, onde faz o 3º ano do Ensino Médio junto com o Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas. Determinado a mudar a realidade da própria família, ele enxerga na educação a única estrada possível. E, agora, essa estrada o leva até outro continente.

“É surreal. A gente vem da roça e agora eu estou indo estudar na Europa. Tem gente que paga escola particular e não tem essa chance. Eu quero aprender tudo o que puder e voltar melhor, para ajudar minha família e minha comunidade”, diz emocionado.

O intercâmbio é parte da premiação do Seduckathon 2025, maior Hackathon de escolas públicas do mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).

A edição de 2025 do Seduckathon mobilizou mais de 9 mil estudantes. No total, 130 alunos e 26 professores viajarão ao exterior, em grupos, até o fim do ano. Os países de destino são: Portugal, Alemanha, China, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.

Com informações da Secom

Share this content:

Publicar comentário