O governador Rafael Fonteles (PT) inaugurou nesta segunda-feira (14) escritório da Investe Piauí na China, localizado no complexo Sea World de Xiamen, em edifício dedicado especialmente à mediação de negociações entre os países que compõem o BRICS, grupo de países emergentes, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Segundo o governador Rafael Fonteles, o escritório será importante para fortalecer as relações comerciais entre o Piauí e a China e seus empresários, além de promover a chegada de investimentos que irão impactar em mais desenvolvimento econômico e oportunidades de trabalho, emprego e renda aos piauienses. Para a instalação do escritório, o Governo de Xiamen cedeu gratuitamente o espaço.
“Neste edifício temos instaladas 75 empresas de várias partes do mundo, especialmente dos países do BRICS. A Investe Piauí surge aqui como a primeira presença brasileira neste complexo. É importante frisar que temos o nosso escritório próprio, mas todo o complexo pode ser frequentado e utilizado. Logo, temos uma oportunidade única de fortalecer as relações comerciais, os investimentos, a transferência de tecnologias e muito mais”, disse o gestor em suas redes sociais.
O governador Rafael Fonteles exaltou a presença de empresários piauienses dos mais variados setores, enfatizando as áreas de agropecuária, mineração, educação, saúde, economia digital e construção civil.
“O Piauí é um grande importador de produtos feitos na China, da mesma forma que exportamos produtos essenciais para as empresas chinesas. Então, temos aqui empresários de vários setores dispostos a fazer negócios, aos quais agradeço por acreditarem nessa iniciativa do Piauí de estreitar relações e internacionalizar a nossa economia. Tenho a certeza de que será um sucesso”, destacou Rafael Fonteles.
O governador acrescentou que o Piauí estará presente em mais uma feira de negócios em Xiamen, em setembro de 2025, focada nas importações de produtos pela China.
“Será um momento importante para os nossos produtores piauienses que desejam exportar. A nossa ideia é estar presente todos os anos aqui na China, especialmente em Xiamen, para essas discussões”, finalizou o gestor.
Com informações da CCom