Governador Rafael Fonteles - Foto: Divulgação

Rafael Fonteles entrega reforma do CAS

O governador Rafael Fonteles e os secretários da Educação, Washington Bandeira, e Para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, entregaram, nesta segunda-feira (12), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizado no bairro Piçarra, zona sul de Teresina.

Rafael Fonteles afirmou que o CAS do Piauí é o melhor entre os 40 centros do Brasil. “Esse aqui é disparado o melhor. Nós temos sala de produção de material em Libras e de produção audiovisual. Esse investimento está alinhado com o que a gente sempre pregou, que é levar o desenvolvimento, governar para todos, sem deixar ninguém para trás”, destacou o governador.

Rafael destacou ainda que, dentro desse processo de descentralização no atendimento de pessoas com deficiência, o Piauí terá mais cinco Centros Integrados de Educação Especial (Cies) nos municípios Parnaíba, Picos, Bom Jesus, Floriano e Luzilândia e um Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) em Parnaíba.

Governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, durante inauguração do CAS

Ampliação para capacitação de 560 profissionais

O secretário Washington Bandeira disse que o CAS faz parte de um trabalho muito importante para inclusão, atendendo às pessoas com deficiência e capacitando profissionais como intérpretes e tradutores. “Nós vamos ofertar tanto o atendimento educacional especializado como a capacitação para mais pessoas. A gente conseguiu um aumento de capacidade de 320 para 560 profissionais podendo ser capacitados ao mesmo tempo”, explicou o gestor.

O secretário Mauro Eduardo afirmou da importância de capacitar profissionais com a Língua Brasileira dos Sinais (Libras). “Você imagina a família ter um filho surdo e não poder se comunicar com ele. Então, é importante que os profissionais e a comunidade estejam qualificados em libras”, frisou o gestor.


O ex-aluno do CAS e hoje professor do local, Carlos Douglas Carvalho de Macêdo, que é surdo, comentou sobre a importância do centro em sua vida. “Comecei como um aluno. Tudo eu aprendi aqui no CAS. Fiz cursos e eu me senti um profissional capacitado. No passado não tinha essa questão de ser professor surdo. Assim, me sentindo muito feliz e hoje sou um profissional capacitado”, disse o docente.

Mauro Eduardo, secretário da Seid

Cursos

Funcionando desde 2006, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) possui atualmente mais de 600 estudantes, sendo 48 alunos surdos e 560 alunos no Núcleo de Formação

O CAS promove a educação bilíngue por meio da formação continuada com o Curso de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais, curso de Libras (intermediário), curso Prático de Libras, curso de Formação Tradutor Intérprete de Libras (TILS), curso de Formação de Instrutores para Surdos (FIS), curso de Libras Avançado para a Comunidade em Geral, curso de Formação de Professores Bilíngues em Português, Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado (para professores das salas multifuncionais) e curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular da UFPI (Letras – Libras).

O local funciona na avenida São Raimundo, 568, bairro Piçarra, em Teresina.

Fonte: CCom

talvez você goste