A Rádio Pioneira de Teresina homenageou nesta quarta-feira (30) Dom Miguel Câmara na entrega do novo estúdio da emissora, que agora tem o nome do arcebispo que marcou a história do Piauí. A entrega da reforma e novas instalações foi feita pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, pelo diretor da Rádio Pioneira, Dilson Tavares, e pelo vigário-geral da arquidiocese, padre Amadeu Matias, com a presença de padres, religiosos, jornalistas e amigos que conviveram com o ‘Bom Miguel’.
Em 2025, a Igreja de Teresina celebra os 100 anos de nascimento do ‘Bom Miguel’, apelido carinhoso de Dom Miguel Fenelon Câmara Filho, que dedicou 16 anos da sua vida na missão de Arcebispo Metropolitano da capital. A trajetória marcada pela simplicidade, humildade e serviço aos mais necessitados segue dando bons frutos na missão da Igreja na Arquidiocese de Teresina.
“O legado de Dom Miguel permanece vivo no meio de nós. Ele teve uma trajetória rica, significativa e marcante em seu episcopado profundamente marcado pela misericórdia. Misericórdia que fez com que ele, na sua simplicidade, na sua aparente fragilidade, demonstrasse a sua fortaleza de espírito que marcou Teresina. E assim, ele continuou a trajetória dos bispos anteriores, sobretudo, no cuidado com a evangelização e humanização da Igreja, como fazia Dom Avelar, que inclusive recebe o nome da fundação mantenedora da nossa Radio Pioneira”, destacou Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina.
Miguel Fenelon Câmara Filho nasceu no dia 4 de abril de 1925, em Quixeramobim, município do Ceará. Desde menino já queria ser padre e com apenas 12 anos ingressou no Seminário Menor de Fortaleza ordenando-se ao sacerdócio aos 23 anos, em 8 de dezembro de 1948. Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Fez pós-graduação em Roma, cursando Ciências Sociais na Universidade Gregoriana; e na Universidade Pro Deo, fez especialização em Ação Social e Opinião Pública.
Embora de origem cearense, sempre revelou grande amor ao Piauí, especialmente por Teresina. Foi padre no Ceará, atuando em paróquias do interior. Além de professor do Seminário Maior de Fortaleza, Bispo auxiliar da capital cearense e Arcebispo de Maceió. Nessas funções, dedicou a maior parte do seu tempo como homem consagrado.

Tornou-se arcebispo metropolitano de Teresina em 6 de janeiro de 1985, desde então esteve à frente da Arquidiocese por 16 anos. Ao longo destes anos criou várias pastorais sociais como o primeiro Vicariato das Comunicações Sociais do Brasil com a finalidade de promover, articular e integrar os serviços de comunicação no âmbito de Igreja local, tanto que criou a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, mantenedora da Rádio Pioneira.
Dom Miguel Câmara também criou o Vicariato da Ação Social, tendo uma atuação expressiva no desenvolvimento de projetos sociais em prol dos mais necessitados. Em todos estes anos ele contribuiu para o fortalecimento da ASA (Ação Social Arquidiocesana), criação do Lar da Fraternidade (para portadores de HIV), do Lar de Misericórdia (para doentes com câncer), Centro Maria Imaculada (Hanseníase), criação da Pastoral do Menor e tantos outros projetos sociais que ajudaram a transformar a vida de muitos necessitados e, por conseguinte, estimular uma consciência mais cidadã em Teresina.

O diretor da Rádio Pioneira, Dilson Tavares, ressaltou a inspiração do Espírito Santo que Dom Miguel teve ao criar a Fundação mantenedora da Pioneira. “Ele foi além de tudo um visionário que deu incentivo e sustentabilidade para que a emissora seguisse em frente ao longo dos anos”.
O padre Tony Batista, presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, pontuou o pioneirismo de Dom Miguel.
“Ele deu especial atenção aos pobres e à comunicação, criando o primeiro Vicariato para as Comunicações do país; foi de fato um arcebispo próximo do povo e antenado com uma comunicação que levasse a boa nova até os confins, seguindo o evangelho”.
O Estúdio Dom Miguel Câmara já se encontra em pleno funcionamento e transmitindo a programação ao vivo da Rádio Pioneira de Teresina pela FM 88.7 e site radiopioneirathe.com .
Com informações da Ascom