Financeiramente tem paróquias em Teresina que movimentam quase dois milhões de reais por ano. Acha muito? A maioria das paróquias arrecada no máximo cinqüenta mil reais por mês. O interessante é que muitas pessoas neste momento estão pensando apenas no valor arrecadado. E as despesas? Uma paróquia tem no mínimo um Padre e um Diácono e todos recebem remuneração. O padre de no mínimo dois salários mínimos e o diácono de no máximo dois salários mínimos. E contas? O que mais existe nas paróquias? É conta de água, telefone fixo, telefone móvel, internet, conta de luz. Manutenção de ar condicionado, computadores, equipamentos de som e imagens. E a folha de pagamento funcional? Hoje, as paróquias possuem funcionários. No mínimo 10 funcionários existem nas paróquias. Tudo isso? Você sabia que uma paróquia é constituída de várias comunidades. Mais os festejos arrecadam muito? É apenas uma vez por ano. Já pensou em ser de fato um pouco mais católico e pagar realmente o que é bíblico? Que tal criticar menos e ajudar um pouco mais? Sabes o que é uma paróquia?
De acordo com Luciney Martins – Jornal O São Paulo; O Código de Direito Canônico, que reúne as leis que regem a Igreja Católica, define como Paróquia “uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular [diocese ou arquidiocese], e seu cuidado é confiado ao pároco, como seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano”. Portanto, a Paróquia não se limita ao templo, que é a matriz ou sede paroquial, mas ao território no qual a Igreja está inserida. “A Paróquia é, acima de tudo, uma comunidade de pessoas, uma porção do povo de Deus, que se congrega concretamente e de forma organizada em nome de Cristo”, enfatizou o Cardeal Scherer na Carta Pastoral “Paróquia, torna-te o que tu és”, publicada em 2011.Esse termo se origina no verbo grego paroikêin, que, dentre vários significados, indica “viver junto a” ou “habitar nas proximidades”. Pode, também, indicar a situação de alguém que não tem residência fixa, um “estrangeiro” ou “peregrino”, de outras terras, que fixa sua morada em um determinado lugar. Já a palavra paroikía pode ser traduzida por “morada em terra estrangeira”, e aparece algumas vezes tanto no Antigo quanto no Novo Testamento para se referir à morada do povo de Deus, peregrino neste mundo, porém, fixado em um determinado lugar e contexto histórico. Sentiu “o clima”?
O Qual o motivo de escrever um artigo como este? As indagações de que no Brasil, no nordeste, no Piauí existem mais Igrejas que escolas? Certo mesmo é que muitas paróquias fazem de tudo um pouco. As paróquias são o consolo da população. As paróquias geralmente são o refúgio e consolo dos aflitos. Em muitas paróquias foi se o tempo em que as mesmas eram apenas templos religiosos. Consultórios médicos e odontológicos existem em paróquias. Aulas de computação e música existem em paróquias. Entrega de cestas básicas e atendimentos sociais existem em várias paróquias. Dízimo hoje é essencial pra acabarem de vez com bingos, rifas e etc. e tal. Não perceba apenas quanto arrecada uma paróquia ou o montante que uma Diocese ou Arquidiocese arrecadam. E tem mais: paróquias também pagam taxas/impostos. Sabia?
Por Josenildo Melo