Qualcomm anuncia produção de notebooks com IA no Brasil em parceria com fabricantes

A fabricante americana Qualcomm, uma das maiores do mundo no setor de chips, anunciou que irá expandir sua unidade de computadores no Brasil em parceria com diversos fabricantes, como Dell e Asus. O objetivo é iniciar a produção local dos primeiros notebooks com processadores Snapdragon X Elite ainda neste semestre, marcando entrada forte na América do Sul.

Expansão da produção de chips e notebooks com IA na América do Sul

Segundo Santiago Cardona, diretor da área de negócios de Computadores na América Latina, o Brasil é um mercado estratégico e faz parte dos dez maiores do mundo na venda de PCs. “Estamos trabalhando com fabricantes e varejistas para definir a configuração ideal para o consumidor brasileiro, o que facilitará preços mais acessíveis graças à fabricação local”, afirmou ao GLOBO.

A iniciativa faz parte de uma estratégia global da Qualcomm de ampliar sua presença no setor de semicondutores, especialmente em chips de alta performance para PCs. A previsão é que, até 2029, o faturamento da área de computação da companhia atinja US$ 4 bilhões, com 10% desta receita vindo da América do Sul.

Primícias do mercado latino-americano

Os primeiros notebooks com os chips de inteligência artificial da Qualcomm foram lançados inicialmente em mercados como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Agora, a estratégia é consolidar a presença na América Latina, com o Brasil na liderança do projeto local. O portfólio global da Qualcomm já possui mais de 80 modelos Snapdragon X, com previsão de que o Brasil receba 11 produtos, sendo cinco fabricados no país.

“Nosso objetivo é alcançar uma fatia de mercado acima de 10% na América Latina já no próximo ano”, destacou Cardona, reforçando que os chips com IA proporcionam maior autonomia — até 24 horas de uso — e melhor desempenho, graças à divisão de tarefas entre CPU, GPU e NPU. Além disso, esses processadores suportam aplicações de IA generativa, como o ferramenta Copilot+.

Produção local e preços competitivos

Para impulsionar a fabricação nacional, a Qualcomm trabalha com fabricantes multinacionais e nacionais para agilizar o planejamento e implementação da produção local. Segundo Cardona, no México, há mais de 20 modelos em circulação, e o Brasil deverá contar com os primeiros cinco modelos produzidos dentro do país até o fim do semestre, com preços mais competitivos devido à manufatura local.

“Estamos dedicados a trazer o máximo de modelos ao mercado brasileiro, utilizando o Know-How de nossos parceiros estratégicos”, afirmou. Esta aposta visa fortalecer a presença da Qualcomm na região, conquistando maior participação de mercado já em 2026.

Perspectivas para o setor de computadores no Brasil

Com a expansão da produção local e a aposta em notebooks com tecnologia avançada de IA, a expectativa é de que o setor de PCs no Brasil continue seu crescimento. A previsão da Gartner aponta uma alta de 2,4% nas remessas de computadores em 2025, reforçando o potencial de evolução do mercado nacional.

O avanço da Qualcomm, aliado à estratégia de fabricação interna, deverá contribuir para o aumento da competitividade, inovação tecnológica e geração de empregos no setor, que é fundamental para a economia digital do país.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário