Preços globais de alimentos atingem maior valor em mais de dois anos
Os preços mundiais das commodities alimentares atingiram seu nível mais alto em mais de dois anos em julho, segundo dados divulgados pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). A alta foi impulsionada principalmente pelos recordes nos preços da carne bovina e dos óleos vegetais, compensando a queda em cereais, laticínios e açúcar.
Preços da carne em alta e fatores que influenciam
O índice de preços da carne da FAO atingiu 127,3 pontos em julho, marcando um novo recorde histórico e uma alta de 1,2% em relação a junho. Segundo a agência, a forte demanda da China e dos Estados Unidos por carne bovina e ovina elevou os custos. Nos EUA, as exportações de carne bovina aumentaram após uma seca severa reduzir o rebanho nacional. Já a China registrou recordes de importações, impulsionada pela alta popularidade do produto, embora uma investigação oficial sobre a carne importada tenha causado incerteza na demanda chinesa.
Em outros mercados, os preços da carne de aves tiveram leve alta, após a retomada das importações brasileiras de frango, resultado do Brasil recuperar seu status de país livre de gripe aviária. Em contrapartida, o preço da carne suína apresentou queda, devido à oferta abundante e à menor demanda na União Europeia.
Oscilações nos preços dos óleos vegetais e cereais
O índice de óleos vegetais subiu para 166,8 pontos em julho, maior nível em três anos, um aumento de 7,1% em relação ao mês anterior. A alta foi impulsionada pelas cotações do óleo de palma, soja e girassol, em meio à forte demanda global e à redução na oferta, embora os preços do óleo de colza tenham caído com a chegada da nova safra na Europa.
Por outro lado, o índice de cereais atingiu o nível mais baixo em quase cinco anos, refletindo a pressão sazonal sobre a oferta de trigo no Hemisfério Norte. O mercado mundial de açúcar também apresentou queda pelo quinto mês consecutivo, impulsionado pelas expectativas de aumento na produção no Brasil e na Índia, apesar da recuperação da demanda global por açúcar, detalhou a FAO.
Perspectivas e impactos no mercado alimentar
A alta nos preços das commodities alimentares reflete um cenário de maior volatilidade no mercado global de alimentos, afetado por fatores climáticos, demanda internacional e condições de oferta. Especialistas apontam que esse cenário pode impactar consumidores em diversos países, especialmente nações dependentes de importações.
Para mais detalhes sobre a evolução dos preços dos alimentos, consulte o relatório completo da FAO.
Com informações do Jornal Diário do Povo
Share this content:










Publicar comentário