Saber quem de fato ganha um debate é que não é. Escrever comentários sobre debates pode conter defesas pessoais. Isso é da natureza humana. Qual a etimologia da palavra debate? Debate é uma discussão entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de expor e esclarecer opiniões ou ideias divergentes. Teoricamente, os debates são espaços para que grupos ou indivíduos com pontos de vista diferentes possam apresentar os seus argumentos e esclarecer dúvidas. Excelente explicação da Enciclopédia Significados. Em debates podem ser observados diversos aspectos que podem qualificar alguém pra administrar uma cidade culta que nem Teresina. Postura, respeito, egocentrismo, individualismo, senso de coletividade, preocupação com as pessoas de mais idade e etc e tal. Insultos, divagações e etc e tal são de fato perceptíveis.
Tradicionalmente no Brasil as campanhas eleitorais começam depois dos debates promovidos pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. De acordo com a lei a partir de 16 de agosto (salvo engano) é permitido o início de fato das campanhas. O debate foi cortês por parte de alguns candidatos e pecou na condução e mediação. Mas nem tudo é perfeito não é verdade? Correto! Parabéns à direção do canal 12.1 – Band Piauí pelo ponta pé inicial. E as avaliações? Quem deve tirar essas conclusões é quem assistiu e ainda vai assistir via redes sociais e plataformas de streamming. O mais importante é a pergunta. O que fez os eleitores errarem em escolhas passadas? Eleição é algo muito sério. E o boicote depois de elegerem? Não possuem culpa os coautores de eleições? Pare. Pense. Procurem “ouvir o que a justiça eleitoral enfatiza”. Não tomem decisões baseando-se apenas em algo imediato. São quatro anos de alegrias ou várias decepções!
Pra que serve o debate? Pra assessores e empresas de publicidade e propaganda adequarem os discursos de seus “clientes”. Serve também pra aferir, medir receptividade. Mas às 22 horas e 30 minutos e terminando a quase uma hora da manhã tinha alguém assistindo? Lógico. Sempre tem! As pessoas a cada dia estão um pouco mais interessadas no mundo político. Até mesmo o trabalhador que costuma acordar muito cedo pra trabalhar quis saber o que acontecem nos debates Band. E com certeza no próximo final de semana vai acessar o conteúdo disponibilizado nas plataformas pra melhor se posicionar. Mas as pesquisas já afirmam que “noventa por cento” das pessoas já decidiu seu voto e não haverá nem segundo turno? Tudo isso não faz parte é de uma “orquestração pra empurrar goela a baixo” uma ou duas campanhas? Teresina sempre contradiz todas estas previsões. Mas tem um “senhor de cabelos brancos” que nunca erra? Pois um dia vai errar e se decepcionar. O império romano caiu porque ele não cai?
Diferentemente do que muitos pensam quem manda no mundo é Deus e não o dinheiro! Pra que serve um debate? Até mesmo pra demonstrar o respeito por Deus. Você percebeu que alguns candidatos não estão nem aí pra Deus? A boca fala do que o coração sente. E desta vez foram “os menos intelectuais” que nem sequer ligaram o mínimo pra Deus. Pra que serve o debate? Pra perceber quem está de fato mais preparado emocional e intelectualmente. E não somente isso. Pra mostrar o que fizeram!
Por Josenildo Melo