Porto Piauí negocia com empresas para receber navios cargueiros

O Governo do Estado concluiu, em 14 meses, o cais do Porto Piauí, em Luís Correia, no litoral piauiense. A estrutura fica na foz do Rio Igaraçu, um dos braços do Rio Parnaíba, e tem 150 metros de comprimento e 16 pontos de amarração para a atracação das embarcações.

Chamado de cais multipropósito, a estrutura portuária permite a movimentação de diferentes tipos de carga no mesmo espaço e pode receber navios cargueiros de até 10 mil toneladas nessa fase inicial, que será expandida para até 45 mil toneladas, aumentando a flexibilidade operacional do terminal. O porto abrigará terminais pesqueiro, de cargas gerais, de grãos, de minérios e de hidrogênio e amônia verdes.

O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, informou que a estatal, criada para administrar o local, está conversando com empresas e investidores para começar a operar. Segundo ele, o porto deve começar a receber navios cargueiros ainda em 2025.

“Estamos entregando o cais e, ao mesmo tempo, cumprindo todos os requisitos ambientais e de segurança para que as atividades comerciais comecem no último trimestre de 2025”. A expectativa é que as primeiras operações ocorram com navios de pesca e de fertilizantes”, destacou o gestor.

Investimento público atrai empreendimentos privados
A inauguração oficial do cais do Porto Piauí ocorreu no dia 5 de maio de 2025, com a presença do governador Rafael Fonteles e do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Uma data histórica para o processo de desenvolvimento do estado – há mais de 60 anos o Piauí vivia a expectativa de ganhar um terminal marítimo.

Da Redação

Share this content:

Publicar comentário