Por que a ceia de Natal tem perua e não peru

Na ceia de Natal, o peru é o prato central, mas muitas pessoas não sabem que, na verdade, quem costuma ir à mesa é a fêmea da espécie, conhecida como perua. A diferença entre elas está no tamanho, já que as peruas são menores que os machos, o que torna mais vantajoso para os produtores comerciais venderem a ave em pedaços, explica Elsio Figueiredo, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.

Criação de peruas e perus para a produção de carne

De acordo com o pesquisador, a criação dessas aves é feita separadamente para evitar que o peru machos consuma toda a alimentação sozinho. Apesar de consumirem a mesma quantidade de ração, os machos podem ganhar cerca de 10 kg a mais do que as fêmeas, o que prejudica a produção de carne para a ceia.

Fertilidade e abate das peruas

As peruas têm uma vida útil mais curta, sendo abatidas por volta de 10 semanas de idade, quando atingem cerca de 5 kg, produzindo uma carcaça de aproximadamente 4 kg, ideal para as tradicionais receitas natalinas. Contudo, os machos podem viver até 20 semanas, chegando a 25 kg, e sua carne é usada na produção de peito de peru, salsicha e produtos defumados.

Algumas fêmeas também são criadas com a finalidade de serem abatidas após 20 semanas, quando alcançam o peso de 15 kg, para o mercado de pedaços. Entretanto, raramente o macho é comercializado inteiro, o que reforça a preferência pelo consumo da fêmea na ceia.

Por que a ave é tão cara

O alto custo do peru se deve ao início da linha de produção, já que os pintos e ovos dessa espécie têm preço elevado. Segundo Figueiredo, uma galinha comum põe cerca de 180 ovos, enquanto a perua coloca apenas 80, o que aumenta o custo de produção e, consequentemente, o valor final no mercado.

Assim, a maior parte do custo está na fase inicial da criação, refletindo na alta do preço final do produto consumido na ceia de Natal.

Para quem deseja preparar uma receita tradicional para o Natal, é possível aprender a fazer um peru especial, que costuma ser feito em muitas casas brasileiras durante as festas de fim de ano. Saiba mais sobre as receitas e dicas no artigo completo no g1.

Com informações do Jornal Diário do Povo

Share this content:

Publicar comentário