Pra quem não conhece os Jesuítas, membros da Companhia de Jesus, geralmente associa os mesmos a Poder, Glória e Riquezas. Ledo engano. Mídia mundana ou que conta apenas um lado da História. Moramos com os Jesuítas em Morros/MA, Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Além de ter estudado no Colégio São Francisco de Sales, vulgarmente conhecido como colégio Diocesano. Salvador foi o ápice da minha estadia com os Jesuítas. Moramos no Colégio Antônio Vieira, época em que a residência dos Padres e Irmãos Jesuítas funcionava no próprio edifício do colégio. Sabe o que de fato identifica a maioria dos seguidores de Santo Inácio de Loyola? Pobreza, obediência, Castidade e humildade. Homens sábios que se diferenciam péla dedicação ao saber. Uma homília de um Padre Jesuíta costuma ser sublime. Mas era apenas em sua época?
Muitos atualmente dizem que os jesuítas de hoje são rudes, sem educação e geralmente mal humorados. Não temos ainda hoje esta visão sobre eles. Mas acreditamos que a formação de fato tem decaído muito. A época de Padre Florêncio, Padre Geraldo Coelho de Almeida, Padre Ruy Sanchez de Cueto era de fato uma era promissora. Moramos com Geraldo, Cabada, Sanchez, Ângelo Imperialy, etc e tal. Homens dedicados. Sem apegos a nada material. Padre Hugo Meregali, exímio matemático (gostava de jogar buraco com ele) um jogo clássico de cartas. Era um homem formidável. Quantas vezes vi Hugo rezando na nossa capela do Antônio Vieira. Padre Hipólito Chemello outro grande homem de oração. Mas somente rezavam? Além de passarem horas na capela (rezando) atendiam materialmente todos os bairros carentes em volta do vieira. O mais assistido de todos eles era Garcia. Bairro de nobre devoção!
Ok. Tudo bem. Mas e o título do Artigo? Hoje é dia de Santo Inácio de Loyola, 31 de julho. Célebre data. Nobre data. Somente coisas boas advêm dos Jesuítas? Lógico. E o que muitos creditam como defeito vemos como uma grande qualidade. A máxima jamais se sabe o que um Jesuíta pensa pra nós não é defeito. É uma forma de defesa deles. Afinal os Jesuítas ainda hoje são formados pra defender a Igreja Católica Apostólica Romana em tudo que for necessário. São homens obedientes e a maioria possuidora do quarto voto. Santo Inácio de Loyola ficou conhecido pela frase: se a Igreja disser que algo é assim…assim será. Obediência “cega e irrestrita”. E daí? Qual o problema? Os Jesuítas são donos de bancos e tramam golpes de Estado a serviço da Santa Sé? É o mundo que costuma dizer isso. A verdade é que Santo Inácio de Loyola criou um exército. No mínimo 16 anos de formação ininterrupta. É uma ordem clássica!
Meu amigo e o Poder, Glória e Riquezas? Santo Inácio de Loyola procurou durante boa parte de sua vida tudo isso. Entregou-se de fato a Jesus Cristo, Deus; através da boa leitura. Antigamente lia apenas coisas mundanas. Ao lhe ser apresentado livros bons e genuinamente cristãos, entregou sua vida totalmente a Deus. Mas são todos ricos? Aqui em Teresina em uma famosa residência na Olavo Bilac simplesmente não se tem nada lá. (do que o mundo gosta, moveis bonito etc e tal). Vivem com simplicidade! E que tem de bom por lá? A capela e a biblioteca. É dia de Santo Inácio!!
Por Josenildo Melo