Piauíprev reforça obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas
A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) reitera a obrigatoriedade da prova de vida como procedimento anual indispensável para a manutenção regular dos pagamentos de aposentadorias e pensões dos segurados vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Piauí. Conforme estabelece a legislação vigente, a comprovação deve ser realizada anualmente, no mês de aniversário do segurado.
De acordo com a PiauíPrev, até o momento, aproximadamente 2.000 beneficiários já realizaram a Prova de Vida, garantindo o recebimento dos seus proventos de acordo com o cronograma de pagamentos estabelecido pelo Governo do Estado. A fundação informa que os segurados que realizaram o procedimento até o dia 29 de junho de 2025 terão seus pagamentos liberados até 4 de julho. Já aqueles que regularizaram sua situação entre os dias 30 de junho e 6 de julho, terão os benefícios creditados até o dia 11 de julho.
De acordo com o superintendente de Previdência da fundação, Marcos Stainer Mesquita, é infundada qualquer alegação de atraso salarial por parte do Estado. Ele reforça que a suspensão ocorre unicamente nos casos em que o beneficiário deixa de cumprir com a obrigatoriedade legal da prova de vida.
“Uma vez regularizada a situação, o pagamento é liberado de forma automática, e o valor é creditado normalmente na conta do segurado”, afirma o gestor.
A fundação também destaca que a prova de vida é um importante instrumento de segurança para a proteção dos recursos públicos, contribuindo para a prevenção de fraudes e evitando saques indevidos ou o acúmulo de valores em contas inativas, o que pode gerar prejuízos à previdência estadual.
Procedimentos
Para facilitar o acesso ao serviço, a Piauíprev disponibiliza duas formas para a realização do procedimento: de forma remota, por meio do aplicativo Meu RPPS, disponível para os sistemas Android e iOS; ou de forma presencial, na sede da fundação, localizada na Avenida Pedro Freitas, nº 1904, Bloco I, no Centro Administrativo, em Teresina.

Da Redação
Share this content:
Publicar comentário