Os 33 atletas convocados para compor a Seleção Piauiense de Ciclismo na 46ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, estão a todo vapor, treinando forte para representar com brilho o Piauí no evento, que é realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e pela Federação de Ciclismo do Piauí (FCP), nos próximos dias 30 de agosto a 1º de setembro, em Teresina-PI. A lista dos atletas teve algumas mudanças, já atualizada pela FCP.
O Piauí está bem representado para este grande evento, que reunirá na capital do Piauí mais de mil pessoas, sendo aproximadamente 600 atletas dos 16 Estados das duas regiões do país, dirigentes, técnicos, auxiliares, preparadores, mecânicos, familiares e amigos dos competidores, além do staff da Confederação Brasileira e da Federação de Ciclismo do Piauí.
Todo esse contingente irá movimentar a cadeia de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, locadoras de veículos, postos de combustíveis, bicicletarias, lojas de acessórios e oficinas mecânicas de bike da capital. O evento será de grande importância para a economia e para o turismo esportivo de Teresina, movimentando o comércio, injetando na economia diretamente mais de R$1.300.000,00 em cinco dias de evento, gerando trabalho e renda à população local, além de gerar mídia espontânea para Teresina e para o Estado do Piauí.
Os atletas piauienses estão bastante focados e treinando cerca de quatro a cinco dias por semana. É o caso da atleta da categoria Elite, Socorrinha Vasconcelos, que já vem se preparando em alto nível desde o ano passado, quando Teresina foi eleita para sediar a Copa. Corrinha, como é conhecida, já possui vários títulos piauienses de ciclismo de estrada e MTB, e manteve seu trabalho com uma equipe multidisciplinar, que envolve preparador físico, nutricionista e fisioterapeuta, na busca de várias medalhas nesta Copa.
“Essa é a minha prova alvo, tanto que meu objetivo era chegar neste mês de agosto com cem por cento de bom físico, o que eu tenho sentido tanto nos treinos, como nas provas. Estou muito feliz com o resultado, perdi peso, ganhei musculatura e melhor condicionamento e acredito em boas expectativas em busca de medalhas”, disse Corrinha.
Aos 17 anos, Rennila Sousa Silva, atleta da categoria Júnior, também está com foco total na Copa. Federada pelo Piauí e morando na cidade maranhense de Anapurus, a mais de 200 km de Teresina, ela não tem poupado energia para defender bem a seleção. Tanto o é que neste fim de semana, viajou mais de 500 km para disputar uma prova aberta na cidade de Floriano-PI. “A minha preparação e o meu condicionamento físico estão o ideal, conforme planejei. Treino há dois anos, visando a copa. Estou treinando e competindo com as meninas da Elite, como forma de melhorar meu desempenho e tenho conseguido. Faço musculação já tem um ano e estou me alimentando melhor”, disse a atleta que começou a pedalar em 2020 e em 2022 entrou para valer em competições. Na atual temporada, Rennila já é campeã piauiense por antecipação, pois lidera com folga o campeonato estadual de estrada. Outro bom desempenho dela foi nos Jogos da Juventude, em 2023, em São Paulo, onde ficou entre as 10 melhores ciclistas, competindo com 40 atletas da categoria Júnior.
Matheus Ferreira, da Elite, também é um dos nomes fortes da seleção piauiense. Ele tem se dedicado fortemente nos treinos semanais e em competições para representar bem o Piauí. Com vários títulos em competições oficiais, recentemente ele venceu na sua categoria o tradicional GP Teresina de Ciclismo, que ocorre anualmente no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, mesmo percurso da Copa N/NE. Também na Elite, Samuel Nunes diz que está mais que preparado para enfrentar atletas das grandes seleções que vêm aí. Morando há seis meses em Teresina, o paraense diz que está treinando uma média de 500 km por semana. “O clima aqui é mais quente que no Pará, mas estou me sentindo bem e preparado para dar meu melhor e conseguir boa colocação para a nossa seleção”, disse.
Priscila Ribeiro, da Júnior Feminino, é o exemplo da dedicação e do esforço. A atleta que mora no município de São Francisco do Piauí, que fica a 318 km ao sul de Teresina, percorre longos deslocamentos para participar de provas em Teresina e em outras regiões, acompanhada dos pais, pois ainda não tem a maioridade. A atleta também tem treinado forte para representar bem o Piauí e tem obtido bons desempenhos nas provas do campeonato piauiense e nos treinos.
A 46ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo tem realização da FCP e da CBC, com apoio: Governo do Estado/SETUR, SEMEL e FMC, Audax, SESC/Fecomércio, Mountain Construtora, Unimed Teresina, LAGOM VOLVO, SOLIFES, ZEN BIKE, EVO BIKE, FLORICULTURA LI, Água Mineral Mar Doce, VÁ DE BIKE E ZEUS Fisioterapia.
SELEÇÃO PIAUIENSE DE CICLISMO PARA A DISPUTA DA 46ª COPA NORTE E NORDESTE DE CICLISMO DE ESTRADA – 2024
ELITE MASCULINO
MATHEUS FERREIRA SOUSA
RAMON GOMES AMORIM
RODRIGO DE ARAÚJO DE MELO
SAMUEL NUNES BARROSO
DANILO GOMES SILVEIRA
JÚNIOR MASCULINO
ANTONIO KAIO CAVALCANTE FERREIRA
PEDRO SAMUEL MEDEIROS SOUSA
JOÃO MARCELO FERREIRA DA SILVA
JUVENIL MASCULINO
JOÃO GABRIEL GOMES DE OLIVEIRA
NICOLAS ALCANTRA ROSALCÂNTARA LIMA
PIETRO DE OLIVEIRA E SILVA M. DE MEDEIROS
INFANTO-JUVENIL MASCULINO
RAIMUNDO INÁCIO DE OLIVEIRA NETO
PEDRO AUGUSTO NERES FIALHO
ELITE FEMININO
MARIA DO SOCORRO DA SILVA VASCONCELOS
ELZA NUNES DOS SANTOS
MARIA DE FATIMA PAES
JÚNIOR FEMININO
RENNILA MAYSE DE SOUZA SILVA
LUCIELY DE OLIVEIRA RIBEIRO
PRISCILA RIBEIRO
JUVENIL FEMININO
SOFIA ALENCAR RIBEIRO
ANDREIA MONTEIRO MARQUES
ANA MELL FERNANDES DA SILVA SOUSA
MÁSTER A-1 M (30 – 34 ANOS)
EMANUEL DE JESUS COSTA RABELO
IGOR DIEGO ALVES DE OLIVEIRA MOURA
MÁSTER A-2 M (35 – 39 ANOS)
SAMUEL DOS SANTOS SARAIVA
MÁSTER B-1 M (40 – 44 ANOS)
BRUNO LOPES
FRANCISCO DANIEL MELO AMÉRICO
MÁSTER B-2 M (45 – 49 ANOS)
LINDOMAR FERREIRA DOS SANTOS
MÁSTER C-1 M (50 – 54 ANOS)
EDMILSON ALVES DE CARVALHO JÚNIOR
REINALDO SOARES DE OLIVEIRA
MÁSTER C-2 M (55 – 59 ANOS)
FERNANDO SOARES DE OLIVEIRA
MÁSTER D-1 M (60 – 64 ANOS)
VALFREDO DE MACENO OLIVEIRA
MÁSTER D-2 M (65 +)
JOÃO DE DEUS SOARES FILHO
Com informações da Ascom