Percepções de finitude?

De onde advém? Como surge e de onde brota? É fruto de quê? Da oração! Da busca incessante pelo infinito. E tem que ser algo além do meramente aprovado eclesiasticamente. Marcial Maciel: O Lobo de Deus entra em detalhes na trajetória controversa e violenta do Padre Marcial Maciel, o fundador dos Legionários de Cristo. A série documental traça uma linha do tempo ao longo da história do Padre Marcial Maciel, que fundou a congregação católica Legionários de Cristo. Ao longo das décadas que esteve à frente do seminário de formação para sacerdotes, o Padre Maciel foi responsável por dezenas de casos de abuso sexual, pedofilia e escândalos que contrapunham totalmente o que pregava! Ao longo de quatro episódios, a produção investiga como Marcial Maciel sustentou o silêncio e a conivência da Igreja Católica acerca de seus crimes por décadas, fornecendo através de documentos revelados pela primeira vez, argumentos de especialistas e pelo testemunho das vítimas que sofreram abusos nas mãos do líder religioso. Já está disponível no streaming. Marcial Maciel: The Wolf of God.

Percepções de finitude? É a humildade de reconhecer que somos pó e ao pó retornaremos. Não significa acomodação. Adentrar à ciência e às melhores academias com muito esforço, determinação e estudos é a saída e o único caminho pra enfrentar a realidade. Bendita hora em que um nobre Jesuíta humildemente disse: “meu filho seu caminho é mais além”. “um dia surgirá um local adequado para acolher a sua potencialidade”. Tens carteira de motorista, alguns diplomas, excelente formação; geralmente os que chegam aqui é em busca de tudo isso que já possui. Percepções de finitude? É o não compactuar com o descaso e o sentir de que nada tem mais jeito? Vai além disso! Formar Sacerdote é algo muito sério! É necessário se tocar nesta ferida aberta a séculos e a cada dia um segmento de que ser Sacerdote é apenas mais uma profissão toma conta agora do século XXI. Percepções de Finitude? É ver e rever o documentário sobre um fundador de uma congregação e fica pensativo ao ponto de imaginar como deixaram tudo isso acontecer? O poder pelo poder é algo muito sério! Que mundo é esse?

 Percepções de finitude? É também encontrar forças em História edificantes. A história de George Müller, um notável exemplo de fé e confiança em Deus, que é lembrado pelos grandiosos orfanatos que estabeleceu em Ashley Downs, Bristol, na Inglaterra. Quando Deus colocou em seu coração a construção desses orfanatos, Müller tinha apenas dois xelins no bolso. Sem revelar sua necessidade a ninguém além de Deus, ele recebeu, por meio da fé, cerca de cento e cinquenta mil dólares, em valores atuais, para construir e manter esses orfanatos. Ao longo dos anos, esses orfanatos abrigaram até dois mil órfãos, nunca ficando sem recursos para fornecer refeições! Qual o sentido de ainda hoje atrair jovens não pela santidade, mas pela luxúria? Afinal não é isso que todos buscam? Diz sem nenhum pudor “recrutadores vocacionais”. Alguns deles dizem abertamente que ninguém deseja ser Padre pra servir, mas simplesmente pra usufruir do suporte institucional? Seria o próprio reflexo do mesmo ao dizer isso publicamente? Olhe e veja quem são os “recrutadores vocacionais”? Acreditadores de que tudo é possível a quem faz de tudo pra alcançar objetivos? Orações são apenas pretextos “públicos expositivos”? Agostinho de Hipona era um grande homem. Um homem de fato de DEUS!

Por Josenildo Melo

Share this content:

Publicar comentário