Onde “reside” o conhecimento?
Mora na sensatez. Vejam dois pensamentos de um mesmo filósofo: O primeiro diz “A salvação da alma está no prazer. O fim da vida é o prazer. O único objetivo do homem, portanto, deve ser o prazer. As ciências e as religiões de nada servem, se não nos levam ao prazer. De que valem as ciências de Aristóteles, as indagações dos fisiólogos, as ideias de Platão, os artifícios da matemática se não nos derem a única coisa de que necessitamos, a única que realmente nos interessa, e que é o prazer? Percebam o segundo pensamento: “Nunca é cedo nem tarde demais para tratar da santidade da alma, dizia o filósofo. A invulnerabilidade é, portanto, a santidade. É um Estado de purificação, em que a alma, despojada das ilusões e das falsas atrações do mundo, sente-se tranquila como um mar calmo. Mas para chegar à santidade é preciso sabedoria. Se o homem não sabe o que é real e o que é falso, não pode ser feliz. Nada de excessos, porém, pois mesmo no terreno da sabedoria há muito engano ledo. O homem precisa apenas do saber necessário a garantir o seu equilíbrio (a sensatez). E para isso bastam a física e a Canônica. Porque a primeira lhe dá o conhecimento das coisas que o rodeiam, e até mesmo das que o constituem, e a segunda o arma para o reto julgamento das coisas. Em suma, eis a importância de ler!
Mas não somente ler, sobretudo; socializar a leitura feita. Neste ano tivemos a graça de perceber a importância de G. K. Chesterton e Tolkien, dois grandes filósofos católicos. Diferentemente de Epicuro eles não são dúbios ao escrever. O não expressar corretamente o seu pensamento da margem pra interpretações errôneas e facilita a vida dos inimigos. Os dois pensamentos expressos acima advêm do Epicurismo. Estamos há um bom tempo “batendo na tecla” sobre a necessidade de não apenas estudarmos ou lermos muito, mas de forma especial dedicar tempo pra pesquisa. Ao pesquisar podemos dirimir dúvidas e percebermos o quanto existe de maldade apenas em recortar falas ou escritos. Já pensou o quanto isso afeta milhões de pessoas diariamente? Já percebeu ao conversar com algumas pessoas e elas simplesmente dizem: vi ontem isso no noticiário e o outro afirma também vi e é verdade! Será se realmente é verdade o que apenas foi veiculado por determinado meio de comunicação social? Adquirir bons livros não tem preço. É investimento!
ONDE “RESIDE O CONHECIMENTO”? Dentro de você mesmo dirão alguns. Será? Não seria em pesquisas bem feitas? Ultimamente temos comprado livros que expressem a História da Filosofia (sempre de autores e editoras diferentes) sabe o estamos percebendo? Certas variações de autor pra autores e de editora pra editoras. Onde reside o conhecimento? Nas fontes primárias? E onde essas (primárias) se encontram? Existem Histórias que não nos foram contadas devidamente? O livro O Homem Eterno tem respostas pra muitas perguntas. Inúmeros LIVROS também?
Por Josenildo Melo
Share this content:
Publicar comentário